O Cubo quer repetir com os fundos de investimento a fórmula que garantiu seu lugar nos corações e mentes das startups ao longo dos últimos 7 anos. Para isso, criou o For investors, um modelo de associação direcionada às gestoras de venture capital.
“Os investidores sempre estiveram por perto e o tema investimento é uma das 4 coisas que as startups vêm procurar aqui no Cubo. Então criamos uma área 100% dedicada aos investidores”, disse Paulo Costa, CEO do Cubo, durante a apresentação da nova modalidade hoje pela manhã para quase 200 investidores.
A nova área será comandada por Marcella Falcão, que veio da SP Ventures. “Pelo momento de ecossistema, com muitos empreendedores encerrando ciclos e buscando investir, a gente vê que tem uma demanda maior de investimento, pessoas buscando as nossas startups para investir. E mais do que isso. Quando fomos conversar com os gestores, eles disseram que estavam sentido falta de conexão com investidores para os próprios fundos deles [com organismos de fomento, family offices, fundos de fundos]. Então ser essa plataforma que conecta, que está no dia a dia dos gestores é uma coisa que tem uma demanda de mercado mais do que nunca”, disse ela ao Startups.
O trabalho com os gestores começou a ser desenvolvido há 6 meses. Neste período, Marcella diz ter feito cerca de 200 cafés e conversado com 140 fundos de 5 países diferentes – de uma lista de 220 nomes que investiram ativamente nos últimos 5 anos. “102 startups que estavam em processo de captação foram conectadas e 7 receberam term sheets”, contou ela.
A ideia é trabalhar em 3 frentes principais: comunidade para os investidores, apoio a gestores que estão começando a trilhar seu caminho no mercado (os emerging managers e ajudar fundos estrangeiros a se estabelecerem no Brasil.
O novo modelo está operando em fase experimental até o fim do ano com 7 fundos convidados: Antler, BID Lab, HiPartners, Latitud, Norte, SaaSholic e Upload. A ideia é ter uma lista com nomes brasileiros e também internacionais, que vão servir como impulsionadores para o processo de internacionalização da marca do Cubo. O hub também fechou parcerias com a LAVCA, Abvcap, Emerging VC Fellows e com o escritório de advocacia FM/Derraik. Os fundos também terão 20% de desconto para assinar a plataforma de gestão de participações em empresas Carta. E a ideia é colocar outras ofertas de ferramentas com vantagens na contratação.
O Cubo nasceu em 2015 por meio de uma associação entre o Itaú e a Redpoint eventures. Com a dissolução da gestora, a exclusividade dela acabou, o que abriu caminho para que o hub pudesse trazer outros nomes para debaixo de seu guarda-chuva. O Cubo tem hoje mais de 400 startups associadas, que conjuntamente levantaram US$ 1 bilhão.