Venture capital

Dropbox cria fundo de US$ 50 mi para startups de IA

Além do aporte, o fundo apoiará a criação de produtos de IA que moldem o futuro do trabalho

Inteligência artificial
Foto: Canva

A Dropbox decidiu acirrar a disputa pelo desenvolvimento de inteligência artificial generativa. Em meio ao sucesso explosivo do ChatGPT, com gigantes globais de tecnologia correndo para lançar seus próprios sistemas e investir em soluções inovadoras, a companhia anunciou o Dropbox Ventures, fundo de venture capital com US$ 50 milhões para apoiar startups de IA.

Além dos recursos financeiros, o veículo de investimento oferecerá orientação para que as empresas criem produtos de IA que moldem o futuro do trabalho, conforme destacado pela Dropbox em comunicado.

A notícia reforça o movimento atual de organizações investirem e apoiarem startups que explorem serviços de IA generativa. No início do mês, a chinesa Baidu anunciou um fundo de US$ 145 milhões com este propósito, pouco depois de lançar seu próprio LLM com inteligência artificial, batizado de Ernie Bot. Em abril, a gigante do e-commerce Alibaba Group convidou empresas para testar seu chatbot Tongyi Qianwen, considerado rival do ChatGPT, e a SenseTime Group lançou seu próprio chatbot e gerador de imagens.

Do outro lado do Pacífico, a Microsoft decidiu investir US$ 10 bilhões na OpenAI, criadora do ChatGPT, e o Google injetou quase US$ 400 milhões na Anthropic, startup norte-americana rival da OpenAI. Recentemente, a Salesforce dobrou sua aposta para não ficar de fora da corrida e aumentou o tamanho de seu fundo de investimentos em startups de IA, o Generative AI Fund, de US$ 250 milhões para US$ 500 milhões.

Juntamente com o anúncio do VC, a Dropbox anunciou novidades de IA em seu principal produto de armazenamento em nuvem. Os recursos incluem uma barra de pesquisa “universal” que pode abranger ferramentas, conteúdo e aplicativos de plataformas de terceiros, para ajudar a encontrar e organizar vários tipos de conteúdo. Segundo a companhia, a ferramenta vai aprender, evoluir e melhorar quanto mais clientes a utilizarem.