A EuNerd, marketplace de serviços de suporte de TI para empresas, abriu uma nova rodada de investimento, desta vez no valor de R$ 1,5 milhão. Anunciado em primeira mão ao Startups, o crowdfunding será realizado pela plataforma de financiamento coletivo BridgeHub, com o intuito de finalizar o desenvolvimento de uma versão white-label da ferramenta Guio.
O software permite que companhias com equipes e prestadores de serviço em campo acompanhem o que está sendo feito em tempo real e gerenciem as operações de forma automatizada. “Os recursos do aporte serão utilizados para o terminar o desenvolvimento do produto e lançá-lo no mercado, para validar operacionamente a solução”, afirma Daniel Tutida, sócio-fundador e CEO da EuNerd.
Segundo o executivo, a decisão de captar via crowdfunding foi tomada pela maturidade da modalidade de investimento e pela sinergia com o modelo de negócio. “No início, tínhamos um certo preconceito com o crowdfunding. Achávamos que ter muitos investidores complicaria a governança, pois teríamos que conversar com muitas pessoas e todas elas teriam cobranças na startup”, explica Daniel. Por esse motivo, o primeiro aporte da EuNerd, em 2018, foi feito por investidores anjo. Em 2021, a companhia recebeu um investimento do fundo de corporate venture capital da Positivo Tecnologia, de valor não divulgado.
“Ao longo do tempo, entendemos que o crowdfunding evoluiu e amadureceu. Hoje, é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e existem plataformas que auxiliam na gestão com os investidores”, explica o CEO. Ele acrescenta que o financiamento coletivo permite que a startup tenha maior visibilidade e esteja disponível a uma gama maior de investidores. “Toda empresa precisa de suporte de TI. O investidor, além de trazer dinheiro, pode ser um potencial cliente”, pontua.
Além da captação via BridgeHub, a rodada marca a entrada do corporate venture capital da Tecban, que desenvolve soluções tecnológicas para a integrar o físico-digital e gerar eficiência para o ecossistema financeiro. “Buscamos investidores que tenham sinergias operacionais. Temos a possibilidade de prestar serviço de suporte para os equipamentos da Positivo e vender nosso próprio software para ela. Já a Tecban tem colocado no mercado diversos dispositivos além dos ATMs, como PDVs e tokens de auto-atendimento, que demandam prestadores de serviço para serem instalados”, explica Daniel.
O Startups já havia antecipado a rodada no ano passado, quando a startup revelou estar se preparando para expandir sua operação e serviços de TI com o lançamento do Guio.
Projeções de crescimento
Com o aporte, a EuNerd prevê dobrar sua receita recorrente e aumentar as margens de contribuição nas outras linhas de negócio, expandindo seus contratos com médias e grandes empresas. A expectativa é aumentar o faturamento de 2022 em 40%, chegando a próximo dos R$ 7 milhões.
Com presença em 1.800 cidades, a companhia tem uma rede de mais de 30.000 prestadores de serviços de suporte de TI e atende cerca de 130 empresas. A maioria dos clientes atuam no segmento de fabricação de hardware, mas a startup também atende varejistas, grandes corporações e empresas do setor financeiro.
Fundada em 2014 na cidade de Curitiba, a EuNerd nasceu com a proposta de conectar o consumidor final e prestadores de serviços de Tecnologia da Informação. Após passar por uma série de programas de aceleração, a companhia remodelou o modelo de negócio e passou a focar no B2B, atendendo grandes e médias empresas que buscam atendimento em larga escala, redução de custos e agilidade. Além da capital paranaense, a empresa tem escritórios em São Paulo e em Manaus.