Venture capital

Founders da Zee.Dog criam fundo de R$ 100 mi para startups camelo

CamelFarm Capital investirá nos estágios pré-seed a série A, com cheques entre US$ 500 mil e US$ 5 milhões

Camelo
Foto: Canva

Desde o ano passado, muito tem se falado sobre as startups camelo. Com o reajuste do venture capital, principalmente em estágios mais avançados, muitas empresas tiveram que se adaptar para sobreviver com o caixa existente, repensando projetos, estruturas internas e formas de gerar receita. A analogia com o animal vem justamente disso: resistência para suportar lugares secos, reserva de gordura para aguentar as jornadas no deserto e foco na sobrevivência.

Para apoiar essas empresas, Rodrigo Monteiro e os irmãos Thadeu e Felipe Diz, fundadores da Zee.Dog, se uniram ao empresário César Villares, cofundador da holding de investimentos Go4it Capital, para criar o fundo CamelFarm Capital, com foco em investimentos globais. O veículo vai alocar R$ 100 milhões em startups brasileiras e internacionais do setor de bens de consumo, que tenham crescimento sustentável e ‘sangue’ de camelo.

“Nosso objetivo é encontrar boas empresas e contribuir para um crescimento sustentável e estruturado. Somos consumidores de boa parte dos negócios com que estamos conversando, e o intuito é que, com a nossa experiência, entremos para ajudar em frentes como a expansão de canais de vendas, logística, desenvolvimento de produtos e branding”, afirma Rodrigo Monteiro cofundador da Zee.Dog e managing important do CamelFarm, em nota. 

Thadeu Diz ressalta que atualmente existem diversos fundos focados em empresas de tecnologia, mas pouquíssimos centrados em bens de consumo. “Queremos ser esse fundo referência para o setor e estamos confiantes sobre o gigantesco potencial do segmento no Brasil”, pontua. Segundo Thadeu, o CamelFarm terá uma abordagem centrada no smart money, fomentando o crescimento das empresas com capital intelectual e estratégico, além do financeiro.

Rodrigo Monteiro, co-fundador da Zee.Dog e managing important da CamelFarm Capital
Rodrigo Monteiro, co-fundador da Zee.Dog e managing important da CamelFarm Capital. (Foto: Divulgação)

Como vai funcionar

Os criadores do fundo não são novatos quando o assunto é acompanhar e apoiar empresas do segmento de bens de consumo. A Go4it Capital, fundada por César Villares, é uma holding de investimentos que traz em seu portfólio marcas como Better Drinks, Cariuma, Fazenda Futuro, Gringa e Strava. Já os executivos da Zee.Dog, são investidores da Mamba Water, que faz parte da Better Drinks, grupo brasileiro de marcas de bebidas.

Com o novo fundo, eles pretendem institucionalizar os movimentos que já vinham fazendo como pessoas físicas. A proposta do CamelFarm Capital é construir uma marca forte e potente, de forma estruturada e sustentável. Segundo o Neofeed, o fundo está em negociação com LPs (limited partners) do Brasil e do exterior e já captou cerca de 60% do target de R$ 100 milhões.

O CamelFarm focará nos estágios pré-seed a série A, com cheques entre US$ 500 mil e US$ 5 milhões por fatias minoritárias de 10% a 25%. Os executivos não revelam o número de empresas que devem investir, nem um prazo para concluir os deals. No entanto, afirmam levar em consideração o histórico dos fundadores, geração de caixa, tração e validação dos produtos.

Com mais de 10 anos de história, a Zee.Dog está presente em 55 países, com loja conceito em Nova York e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, China e Madrid, além de centros de distribuição nos Estados Unido e na Holanda. Em agosto de 2021, a companhia foi adquirira pela varejista Petz, por R$715 milhões. Antes da aquisição, a Zee.Dog já havia captado mais de R$ 100 milhões.