Mais uma para levantar os ânimos do mercado. Depois de Conta Simples e Pomelo anunciarem suas rodadas de investimento, agora é a vez da Incognia, empresa de identidade baseada em geolocalização com soluções para verificação de usuários e segurança de contas na jornada digital. A companhia captou US$ 31 milhões – cerca de R$ 155 milhões – em sua rodada série B, que avaliou a empresa em US$ 181 milhões post-money, um aumento de US$ 66 milhões desde a última rodada, em junho de 2022.
O aporte foi liderado pela Bessemer Venture Partners, com participação de FJ Labs e os já investidores Point72, Prosus, Valor Capital e Unbox Capital. “O investimento e a parceria com a Bessemer são uma chancela à abordagem inovadora da Incognia e o trabalho em conjunto com seu time de especialistas será essencial, dada a vasta e reconhecida experiência do fundo no universo de prevenção à fraude”, afirma André Ferraz, CEO e cofundador da Incognia, em nota.
Fundada em Pernambuco, a Incognia desenvolveu uma tecnologia que combina dados de localização exata e identificação de dispositivos para entregar um sinal de risco que pode ser utilizado em cada etapa da jornada do usuário no ambiente digital. Desde a última rodada (uma série A de US$ 15,5 milhões com a Point72 Ventures), a empresa mais do que triplicou a sua receita globalmente, com um recorte de mais de 270% de retenção da receita brasileira e um tíquete médio três vezes maior. Em comunicado, a startup afirmou que tem garantido um retorno sobre o investimento de seis vezes para seus clientes, em média, com uma economia de mais de US$ 3 milhões por contrato.
A companhia pretende utilizar os recursos captados no desenvolvimento da sua tecnologia, com um foco na expansão global. A Incognia deseja fortalecer a entrega de soluções para as suas principais indústrias de atuação, incluindo serviços financeiros, e-commerce, marketplaces e plataformas da economia compartilhada. “Este financiamento nos permitirá aprofundar as capacidades de nossos produtos para permanecermos na vanguarda da prevenção de fraudes, atendendo à crescente demanda do mercado por uma solução transparente capaz de resolver desafios complexos de identidade digital”, pontua André.
Geração de valor
Com clientes como Rappi e iFood, a Incognia já protegeu quase 400 milhões de dispositivos ao longo de sua trajetória. A expectativa é chegar a uma base de 1 bilhão de usuários nos próximos 18 meses e aumentar o time das atuais 130 pessoas para cerca de 160 colaboradores, além de investir na infraestrutura de dados e nuvem. Além do escritório no Recife, a startup tem escritórios em São Paulo, Nova York e San Jose, na Califórnia.
Para Charles Birnbaum, sócio da Bessemer Venture Partners, a Incognia está emergindo rapidamente como líder de mercado no combate à fraude em diversos segmentos. “Após anos de desenvolvimento, André e o time da Incognia desbloquearam o poder do uso da localização exata, juntamente com a melhor tecnologia de identificação de dispositivos, na geração de sinais-chave na prevenção à fraude, diferentemente de qualquer outro fornecedor no mercado. Acompanhamos a empresa há algum tempo e estamos impressionados com o progresso da equipe e o impacto sobre os clientes, e esperamos ver a implementação de suas soluções de prevenção de fraudes globalmente”, avalia.
Com sede no Vale do Silício, a Bessemer possui um histórico de investimento em grandes empresas como Shopify, OLX, Pinterest e LinkedIn. A atuação da gestora no Brasil ainda é considerada uma novidade, uma vez que a única startup local no portfólio até agora era a Enjoei. Em janeiro deste ano, a Bessemer anunciou a venda de todas as ações da Enjoei detidas na sua carteira (5,37% do capital social), colocando em prática o processo de desinvestimento na companhia.