A Dattos, plataforma para automação de análises financeiras, levantou uma rodada série A no valor de R$ 20 milhões. O investimento foi liderado pela gestora Igah Ventures, com participação de ABSeed, Investtech e GR8 Ventures.
Fundada em 2019 por Guilherme Pessoa, a startup oferece soluções de gestão contábil, fiscal e de meios de pagamentos com a missão de “empoderar pessoas a lidarem com problemas complexos de dados”, permitindo que as empresas gastem tempo e esforços com aquilo que realmente trará retorno. Em seu site, a companhia afirma ter mais de 100 grandes empresas usando sua plataforma – entre elas, iFood, Nubank, Bayer e Natura – com mais de 1 bilhão de registros processados e 100 milhões de divergências identificadas por mês.
Com o caixa reforçado, a Dattos vai acelerar o lançamento de produtos e soluções que atendam a uma maior variedade de análises financeiras. “Muitas empresas fazem a conciliação e outras análises financeiras em diversas plataformas, o que aumenta o risco de inconsistências e fraudes. O Dattos centraliza todo o processo, uma vez que o sistema disponibiliza soluções de preparação e análise de dados para atender todo o fluxo de cobrança, pagamento, fechamento e planejamento financeiro dos parceiros”, diz Guilherme, em nota.
Use of proceeds
Ainda este ano, a startup pretende lançar uma ferramenta 100% no-code com recursos como automação de relatórios, demonstrações financeiras (DRE e balanço patrimonial), fluxo de caixa projetado, integração de sistemas e consolidação de informações de planilhas. Além disso, a companhia vai expandir seus canais de aquisição de clientes e aumentar a força de vendas por meio de parcerias comerciais. Segundo o Neofeed, a Dattos vai lançar um marketplace de análises financeiras no qual as empresas poderão comprar fórmulas prontas feitas na plataforma.
Parte do aporte também será usada para o crescimento do time. A equipe saltou de 25 para 60 colaboradores em 2022, ano em que a startup também dobrou o número de clientes. Recentemente, a companhia anunciou que estava com posições em aberto para analista de negócio, desenvolvedor front-end, entre outras áreas. Para este ano, a projeção é dobrar o número de funcionários, principalmente nas áreas de tecnologia e comercial.
O objetivo, aponta Guilherme, é fazer da Dattos uma empresa ‘top of mind’ em gestão financeira no Brasil em até 2 anos. “As máquinas de produto e vendas estavam validadas e rodando de maneira assertiva. Porém, necessitávamos de injeção de capital para expandir mais rápido e nos aproximar dessa meta. A partir de agora, vamos otimizar ainda mais a base de usuários e criar novas formas na divulgação das nossas soluções”, afirma.
Segundo o Neofeed, a Dattos gera caixa e se mantém no azul desde a sua captação seed, quando usou os recursos para testar a máquina de vendas e desenvolver o produto. A startup captou R$ 1,5 milhão em 2019 em uma rodada liderada pela Invest Tech, de acordo com dados do Crunchbase.