A Parfin, startup brasileira que fornece soluções de infraestrutura Web3 para criptomoedas, tokenização e gestão de ativos digitais, recebeu um aporte de valor não divulgado da Accenture. Este é o primeiro investimento feito pelo programa Project Spotlight, do fundo Accenture Ventures, na América Latina.
Fundada em 2019, a Parfin tem sede em Londres e no Rio de Janeiro e atende algumas das maiores instituições financeiras da América Latina como XP, B3 Digitas, Credix e Titanium Asset. A companhia está atualmente desenvolvendo uma tecnologia blockchain projetada para permitir que entidades regulamentadas participem de finanças descentralizadas (DeFi) e tokenização de ativos.
“Web3, novas formas de identidade digital e plataformas de ativos digitais end-to-end como a da Parfin estão desafiando as organizações globais de serviços financeiros a repensar suas estratégias de ativos digitais”, afirma Mauricio Barbosa, líder do grupo de Serviços Financeiros da Accenture Brasil, em nota. “A Accenture está acelerando e permitindo que as maiores instituições de serviços financeiros do Brasil alavanquem transações de ativos digitais com uma plataforma de tecnologia segura e compatível.”
Segundo Leonardo Framil, CEO de Growth Markets da Accenture, a Parfin se encaixa perfeitamente na estratégia de promover a adoção da moeda digital em todo o mundo. “A economia de ativos digitais é extremamente relevante para a Accenture e nossos clientes e, com nossa profunda experiência em serviços financeiros, estamos posicionados de maneira única para capturar essa oportunidade emergente. O Web3 requer uma nova infraestrutura que as instituições financeiras, principalmente aquelas em mercados emergentes em crescimento, não possuem”, pontua.
Marcos Viriato, cofundador e CEO da startup, destaca que o apoio da Accenture vai além do capital financeiro. Para ele, a presença global da companhia, juntamente com sua experiência no setor de tecnologia e serviços financeiros, fazem da Accenture um investidor estratégico para ajudar a Parfin a avançar no desenvolvimento de infraestrutura para a adoção global de ativos digitais.
“Com o suporte da Accenture e as apresentações que eles podem fazer em nosso nome, estamos melhor posicionados para ajudar nossos clientes existentes no Brasil a executar suas estratégias de ativos digitais e expandir nossas ofertas de soluções para novos clientes em outras partes da América Latina e ao redor do mundo”, avalia Marcos.
A Parfin é a mais recente empresa a ingressar no Projeto Spotlight da Accenture Ventures. O programa de engajamento e investimento visa apoiar empresas que criam ou aplicam tecnologias empresariais disruptivas.