A Vercel, uma das mais badaladas startups dos últimos tempos, com suas soluções de desenvolvimento de sites e aplicações cloud, saiu do ar na tarde desta quarta (07). Com isso, milhares de startups que contam com a infraestrutura da Vercel caíram junto – e sobrou até para a OpenAI, que ficou com seu site inacessível.
Dezenas de relatos foram postados nas últimas horas no X/Twitter, sobre o status da companhia, o que está ocasionando os chamados “bad requests” em todos os sites e aplicações descentralizadas que utilizam a infraestrutura da Vercel.
Até o site da OpenAI foi afetado pela interrupção nos serviços da startup. Entretanto, a queda não afetou a plataforma do ChatGPT, que roda em uma infraestrutura própria da OpenAI.
A queda foi confirmada pela própria Vercel em seu site. Segundo a companhia, ela já detectou a causa do problema e está trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.
Contudo, o estrago de algumas horas fora do ar pode ser grande, ainda mais levando em consideração os grandes clientes que utilizam a infra da Vercel para o deployment de seus sites e aplicações.
Apesar de ter começado como queridinha de diversas startups, em função de sua abordagem open-source e baseada em nuvem para o front-end, gigantes como Under Armour, Nintendo e a plataforma de desenvolvimento Unity hoje já utilizam a plataforma da Vercel em seus sites.
Aliás, o hype em torno da Vercel rendeu uma série de investimentos para a startup norte-americana nos últimos anos. Em maio deste ano, a companhia levantou uma série E de US$ 250 milhões liderada pela Accel, que colocou o seu valuation na casa dos US$ 3,25 bilhões.
Enquanto isso, diversos desenvolvedores e fundadores levaram sua insatisfação com a queda dos sistemas da Vercel para as redes sociais, rendendo pelo menos algumas pérolas para dar umas risadas.