A Vórtx, infratech que oferece soluções de backoffice para o mercado financeiro, anuncia seu mais recente movimento para impulsionar a educação do mercado de capitais. A companhia adquiriu a Capital Aberto, plataforma de cursos, educação e conteúdo para o mercado financeiro.
Segundo a startup, a ideia com a operação, que não teve seu valor divulgado, é levar educação financeira para as milhares de companhias e centenas de gestores de investimento atendidos pela companhia e para o mercado.
Como parte da transação, Rodrigo Cerveira, sócio e CMO da Vórtx, assume o cargo de CEO da Capital Aberto. Já Simone Azevedo, fundadora e gestora da plataforma adquirida atuará como consultora, trazendo sua expertise e conhecimento para o desenvolvimento dessa nova fase.
Fundada em 2003, a Capital Aberto produz conteúdo noticioso e análises sobre o mercado financeiro e investimentos no Brasil. Por meio de cursos de atualização, in company, newsletters, webinars, podcasts e eventos que reúnem investidores, executivos e especialistas, a empresa abrange uma ampla gama de tópicos relacionados ao setor.
“Acreditamos que a combinação única de plataforma de educação e conteúdo é a base ideal para contribuirmos com a formação e treinamento de profissionais e clientes da Vórtx e para o mercado. Estamos entusiasmados em iniciar esse novo capítulo alinhado com nosso propósito de descomplicar o mercado de capitais”, afirma Rodrigo, em nota.
Máquina de aquisições
A aquisição da Capital Aberto é a terceira feita pela Vórtx desde que levantou sua série B de R$ 190 milhões liderada pela FTV Capital, em 2021. No ano passado, a startup também adquiriu a Basement, SaaS que gere o cap table das empresas, e a Simplific Pavarini, de serviços fiduciários.
Ainda em 2022, a empresa realizou alguns aportes: na Investtools, que desenvolve tecnologia para gestores de investimento; na Preparo, startup de contratações e recrutamentos; e na Parfin, plataforma de infraestrutura para investimento em criptoativos.