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VTEX abre hub em Nova York para ser 'epicentro do ecossistema'

Empresa quer reunir atuais e potenciais clientes, parceiros e funcionários a fim de promover networking e negócios

VTEX
Crédito: divulgaçao

A brasileira VTEX segue firme em seu projeto de consolidação como uma marca internacional para o mercado de e-commerce. Para isso, a companhia brasileira acabou de abrir um hub próprio em Nova York, nos EUA.

Como ambição pouca é bobagem, a empresa quer que o novo espaço sirva como epicentro para o ecossistema de comércio eletrônico e físico, reunindo potenciais e atuais clientes, parceiros e funcionários a fim de promover negócios, networking e conhecimento acerca do setor.

“Nossa visão para o hub da VTEX em Nova York é atuar como um lugar onde o ecossistema do comércio digital orbitará, disseminando conhecimento por meio de workshops, treinamentos, reuniões e eventos de networking”, disse o fundador e co-CEO da VTEX, Mariano Gomide de Faria, em nota.

De acordo com o executivo, que também está sediado em NY e é responsável pela expansão da empresa nos EUA, o espaço é pautado pela conveniência que o espaço é capaz de oferecer aos clientes e parceiros da plataforma de comércio digital, em conjunto com sua relevância para a presença crescente da VTEX naquele país.

“À medida que ampliamos nossa base de clientes corporativos na América do Norte, contando com empresas como AB Inbev, Beautycounter, Briggs & Stratton e Motorola, queremos ter certeza de que continuamos liderando o futuro do comércio digital globalmente, criando um espaço que facilita a difusão da cultura e do conhecimento”, completou o executivo.

Movimento estratégico

O movimento da VTEX se alinha com o de outras empresas do ramo que também criaram escritórios em Nova York, de olho no mercado de talentos da cidade. “A cidade é o segundo maior centro de tecnologia do país e tem visto crescer ainda mais a entrada de empresas dessa área, nos últimos anos. Ao olhos da VTEX, torna-se então o local perfeito para conectar-se com profissionais nos mercados de tecnologia emergentes”, destacou a companhia em nota.

O hub também chega pouco mais de um ano após a abertura de capital da companhia na Bolsa de Nova York (NYSE), embora o IPO não tenha sido algo assim tão bem-sucedido. A VTEX estreou na Nasdaq em julho do ano passado com a ação valendo US$ 25, avaliada em US$ 3,5 bilhões. De lá pra cá, o papel da VTEX caiu 83%. No ano de 2022, o recuo acumulado é de 59%. Hoje a ação vale na casa dos US$ 4.

Em maio deste ano, a empresa chegou a fazer um ajuste em seu quadro de funcionários. O Startups apurou que o corte fica perto de 200 pessoas, ou pouco mais de 11% do total de 1.765 que a companhia reportou no balanço do 1º trimestre. Em 31 de março de 2021, o número era de 1.238.

Várias áreas foram afetadas no corte de hoje com equipes inteiras sendo desmobilizadas em alguns casos. Procurada na ocasião, a VTEX confirmou 193 demissões.