Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, o Web Summit tem se consolidado como um ponto de encontro quase obrigatório para o ecossistema de inovação no Brasil. Além do evento em si, que reuniu mais de 34 mil pessoas no Rio Centro, a cidade recebeu durante os dias 27 e 30 de maio deste ano diversos eventos paralelos, evidenciando o papel estratégico do encontro como catalisador de conexões e oportunidades.
Mas o papel do Web Summit tem ido além do networking. Uma pesquisa conduzida pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Riotur e Invest.Rio, apontou que 40% dos participantes que responderam à enquete fecharam negócios durante o evento.
Além disso, o levantamento mostrou que quase 80% dos participantes ampliaram parcerias para suas empresas ou startups. A expansão do networking também foi um ponto de destaque: 96% dos respondentes afirmaram ter aumentado sua rede de contatos ao longo dos quatro dias de evento.
A pesquisa, realizada com cerca de 200 pessoas, revelou ainda que 46,3% estavam participando do Web Summit Rio pela primeira vez. Desses, quase todos (97,7%) declararam intenção de retornar na próxima edição, marcada para 8 a 11 de junho de 2026.
A percepção positiva sobre o impacto do evento é quase unânime: 98,3% dos entrevistados acreditam que o Web Summit Rio contribui significativamente para o desenvolvimento da inovação no Brasil e na capital fluminense.
Durante o evento deste ano, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Web Summit anunciaram a prorrogação do contrato por mais cinco anos, garantindo a continuidade do evento na cidade até 2030. Anfitriã desde 2023, a capital fluminense teria disputado o posto de sede do maior evento de inovação da América Latina com São Paulo, segundo apurou o Startups.
A Prefeitura estima que o evento tenha gerado mais de R$ 170 milhões em impacto econômico para a cidade em sua última edição.