A Western Union e a dLocal anunciaram uma parceria para integrar métodos de pagamento locais e alternativos de países da América Latina aos canais digitais do banco. Serão incorporadas transferências instantâneas, como o Pix, no Brasil, além de pagamentos com cartões, carteiras digitais e outros métodos em mercados como Chile, México, Argentina, Panamá e Peru, com possibilidades de expansão para outros países da região.
A ideia é que a parceria permita ampliar o leque de soluções de pagamento para os clientes de remessas nesses países, que passam a ter mais opções para escolher como, quando e de onde realizar seus envios internacionais, de acordo com suas preferências e necessidades.
No Brasil, a norte-americana concorre com players com as britânicas Wise e Revolut, a brasileira Remessa Online, além de fintechs de contas globais, como as brasileiras Nomad e Zro Bank, entre outras.
Com ações negociadas em Nasdaq desde 2021, a uruguaia dLocal atua em mercados emergentes na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, América Latina e África. Recentemente, a empresa lançou no Brasil o SmartPix, solução que permite salvar os dados do Pix, como acontece com o cartão de crédito, para agilizar os pagamentos em futuras compras.
“A colaboração com a Western Union representa nosso compromisso em impulsionar remessas digitais em mercados emergentes, ajudando a reduzir custos, acelerar transferências e oferecer opções de pagamento adaptadas às preferências locais dos usuários”, disse Joaquin Moreno, VP de Vendas América na dLocal. “Ao integrar nossa rede de pagamentos na plataforma deles, estamos facilitando não apenas o acesso a métodos de pagamento locais e alternativos, mas também proporcionando uma melhor experiência no envio e recebimento de remessas na América Latina”.
Mauricio García, Presidente da Western Union para a região da América Latina e Caribe, destaca que a colaboração chega em um momento chave para a região, que atingiu um recorde de US$ 161 bilhões em remessas em 2024, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Quase metade dos envios já é realizada de forma digital.
“Por trás de cada envio há uma história que une famílias e comunidades. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais e melhores soluções para nossos clientes. Essa parceria nos aproxima do propósito de facilitar conexões significativas, por meio de serviços financeiros modernos, acessíveis e personalizados”, diz.