A WeWork firmou parceria com a Raketo Venture Market para lançar espaços de coworking focados na integração de startups com investidores e corporações. As empresas investiram R$ 5 milhões na iniciativa, que irá se chamar WeWork Garage by Raketo. A intenção é criar ambientes de colaboração exclusivos para fomentar esse ecossistema — a entrada dos membros na comunidade terá que ser aprovada por um comitê, que irá avaliar a adequação do perfil esperado para o programa.
Em entrevista exclusiva ao Startups, a diretora-geral da WeWork Brasil, Bruna Neves, conta que a princípio serão usados escritórios que a WeWork já possui, e que serão reorganizados para este novo propósito. A abertura dos novos espaços na modalidade Garage será executada com base na demanda e na expansão da iniciativa.
“Começamos por São Paulo, que possui hoje um número grande de empresas que nasceram na pandemia e não tiveram essa parte de aceleração, cocriação e colaboração bem desenvolvida durante o período. Muitas empresas nunca estiveram em um escritório e cresceram no quarto ou escritório particular de seus fundadores. Agora, essas empresas terão oportunidades de mentorias, participar de eventos e viver no dia a dia ambientes de inovação e de autoalimentação”, explica Bruna.
Fred Santoro, CEO da Raketo, acredita que a parceria vai estimular a criação de relacionamentos entre startups, investidores e corporações que vá além dos recursos financeiros, mas crie uma cultura de cooperação entre esses agentes. “A ideia é ajudar, através dos conteúdos, dos cursos, dos eventos de network que faremos dentro do Garage, as startups a se prepararem melhor. E, ao mesmo tempo, a gente vai conversar cada vez mais com os investidores, principalmente de grandes corporações, para não somente investir nas startups, mas também contratá-las, e ajudá-las a construir um negócio de mais longevidade. E, obviamente, que seja ainda mais escalável, com o apoio das corporações”, afirma.
Com uma plataforma de financiamento coletivo que tem hoje 46 mil investidores, as conexões da Raketo se somam à rede de escritórios coletivos da WeWork, que possuem mais de 3 mil empresas residentes. “O WeWork tem conexões com startups, com corporações, com investidores. Eu acho que toda essa união vai ajudar muito o ecossistema a amadurecer”, aponta Fred.
Como vai funcionar
Interessados em fazer parte dessa iniciativa devem se inscrever por meio do site da WeWork Garage by Raketo. As empresas selecionadas pagarão uma mensalidade a partir de R$ 1 mil por mês, por pessoa, e com a possibilidade de cancelarem quando quiserem. Essa mensalidade inclui um espaço na Rua Flórida 1970 e mais acesso a todas as unidades da WeWork. O pacote ainda dá direito a benefícios de aceleração da Raketo, mentorias, conexões, participação nos eventos exclusivos e descontos em mais de 50 fornecedores especialistas no mercado de inovação.
Segundo Bruna, o perfil esperado para participação no programa do WeWork Garage by Raketo é de empresas, startups, PMEs, gestoras de investimentos e grandes corporações que procuram um programa de aceleração e um ambiente colaborativo e inovador para fomentação de networking e experiências. O comitê julgador deverá analisar as candidaturas em função destes critérios: o estágio da empresa, escalabilidade do produto, perfil dos fundadores, potencial de investimento de VC e fit cultural.
“Haverá uma modalidade de membership para empresas que desejam ter acesso digital aos eventos online e comunidade em nossas redes internas, que será anunciado em nosso site juntamente com os demais serviços flexíveis. Essa modalidade de membership não terá uma mesa física, portanto, a empresa interessada em adquirir não precisa passar pelo processo seletivo”, acrescenta a diretora-geral da WeWork Brasil.