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Wine Locals lança operação no Uruguai e mira Europa em 2024

Plataforma que vende experiências de vinhos e enoturismo acelera expansão após vender fatia de 20% ao Víssimo Group

Foto: Canva
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A Wine Locals, plataforma de conteúdo e venda de experiências de vinhos e enoturismo, se prepara para expandir seus serviços pela América do Sul. A startup gaúcha criada em 2020, que oferece experiências urbanas em grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre, e visitas a vinícolas na Serra Gaúcha, anuncia sua chegada ao Uruguai. São mais de 20 programas diferentes em 8 vinícolas do país vizinho.

Para comemorar a novidade, a startup reuniu nesta segunda-feira (21) imprensa e parceiros em um restaurante de São Paulo. O jantar (incrível, por sinal) foi regado, é claro, a muito vinho uruguaio da vinícola Pizzorno. Passei muito bem, obrigada.

Segundo Diego Fabris, CEO da Wine Locals, a companhia só estava esperando a oportunidade para adentrar outro país da América do Sul quando tivesse capacidade de investimento. E isso acabou rolando há alguns meses, quando vendeu 20% do negócio ao Víssimo Group, dono das marcas Evino e Grand Cru. Lembrando que a plataforma segue tendo o hub de tecnologia 4all como acionista majoritário.

“Na verdade, estreamos no Uruguai em março, quando fizemos a venda exclusiva no Brasil de 200 ingressos para a Fiesta de La Vendimia na vinícola Bodega Garzón. Conseguimos vender todos os tickets para nossa base de clientes ativos, o que nos deu um gás para de fato adentrar o mercado da região”, disse Diego, em entrevista ao Startups.

Enquanto em 2023 o foco da Wine Locals será expandir sua operação pela América do Sul – a startup prepara sua chegada no Chile e Argentina no próximo semestre -, em 2024 e 2025 seus olhos devem se voltar à Europa. Para apoiar tamanha expansão, Diego conta que uma rodada de captação deve ser considerada.

Diego Fabris, CEO da Wine Locals (Foto: Divulgação)

Modelo de negócio

A principal missão da Wine Locals é democratizar a experiência do vinho para todos os públicos. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, a startup faz semestralmente um mapeamento do comportamento do consumidor para entender suas principais dores e motivações.

Ainda de acordo com o CEO da startup, são duas frentes de receita: uma comissão pela venda das experiências com vinho por meio do marketplace, e ganhos com branded content. A Wine Locals também desenvolve projetos para marcas que querem se relacionar com esse público. Como exemplo, a startup criou uma websérie digital para uma marca com rotas para fugir do óbvio na Serra Gaúcha.

Questionado sobre a possibilidade de também vender vinhos pelo marketplace da Wine Locals, Diego foi categórico: “Não pretendemos virar um e-commerce de vinhos, nosso foco está em prover as melhores experiências aos amantes da bebida”.

Entre vinícolas, restaurantes e wine bars, são mais de 60 clientes atendidos, incluindo a Vinícola Goes, Miolo, Casa Perini, Família Salton, entre outros. A empresa movimenta cerca de R$ 1 milhão por mês e já arrecadou mais de R$ 12 milhões com a venda de mais de 120 mil tickets de experiências – por um ticket médio de R$ 400.