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Zallpy expande para os EUA e projeta crescer 40% em 2024

Companhia inaugurou sua unidade física na sede do time Dallas Cowboys, tornando-se a primeira empresa brasileira no local

Zallpy
Zallpy (Foto: Canva)

A Zallpy Digital deu a largada no seu processo de internacionalização. A empresa especializada em serviços customizados de desenvolvimento de software, soluções digitais, consultoria e outsourcing de TI, iniciou as operações da sua primeira unidade física fora do Brasil, localizada na cidade de Dallas, nos Estados Unidos.

Segundo Marcelo Castro, CEO da Zallpy, a expansão já vinha sendo planejada desde 2022 e faz parte de um movimento natural que fortalece a linha de atuação proposta pela companhia: de atender grandes contas de nível global e se posicionar como um parceiro estratégico com soluções de tecnologia e inovação. “O Brasil tem uma ótima qualidade de desenvolvimento de software comparado a outros países, e a um bom preço, o que torna nossas soluções excelentes opções para quem é de fora”, diz o executivo, em conversa com o Startups.

Com 15 anos de atuação no mercado, a Zallpy já possui clientes em países como Estados Unidos, Canadá e Alemanha. No entanto, ainda não tinha uma estrutura física fora do Brasil para atuar mais próxima desses clientes. “Fizemos uma série de pesquisas para escolher por onde começaríamos a internacionalização e, mesmo já tendo uma relação comercial com a Europa, optamos pelos EUA por uma série de motivos”, afirma.

O primeiro deles, sem muitas surpresas, é o fato de ser a maior economia do mundo. Mas Marcelo vai além. “A diferença de fuso horário do Brasil com os Estados Unidos é pequena quando comparada com a Europa, e isso é muito importante na prestação de serviço offshore e também onshore. Isso dá para o Brasil uma vantagem competitiva em relação a players da Índia ou da China, que têm uma relação mais complicada com o fuso horário. Quando olhamos para os EUA, o Brasil tem ainda outras vantagens em relação aos nossos concorrentes da Índia ou da China, como uma maior relação com o sotaque e proximidade cultural”, explica.

Segundo o CEO, a maior parte dos clientes da Zallpy estão no Estado da Geórgia. No entanto, a companhia optou por basear-se primeiro no Texas para montar uma estrutura semelhante à que possui no Brasil em termos de atratividade para as pessoas, o ambiente e a oportunidade de geração de negócios. “No Brasil, temos uma estrutura na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis, e no Cubo Itaú, em São Paulo. Visitamos vários tech hubs nos EUA e procuramos estar próximos desses centros de inovação, participando da atmosfera do ecossistema”, pontua.

Por lá, a Zallpy foi convidada a se estabelecer na sede do time de futebol americano Dallas Cowboys, tornando-se a primeira empresa brasileira no local. “A sede do Dallas Cowboys é também um espaço corporativo, e a região conta com um trabalho diferenciado da Câmara de Comércio dos EUA para atrair investidores e novos negócios à região”, conta Marcelo. A escolha pelo Texas também levou em consideração o PIB robusto do Estado (que detém a segunda maior economia dos Estados Unidos), a facilidade logística em relação ao Brasil, a qualidade de vida e a representação global no mercado de tecnologia.

Marcelo Castro, CEO da Zallpy
Marcelo Castro, CEO da Zallpy (Foto: Divulgação)

Próximos passos

Para se destacar no mercado norte-americano, a Zallpy aposta em seus diferenciais – que, segundo o CEO, baseiam-se em uma entrega e geração de valor alinhadas às necessidades do mercado. “O mercado precisa de empresas com alta qualidade de entrega a um preço extremamente competitivo. A Zallpy trabalha com multinacionais, possui uma boa governança e alto compliance, e conta com uma forte carteira de clientes”, afirma Marcelo. No site da companhia, a lista de empresas atendidas mostra marcas de grande porte como BMW, Unicred e MINI.

“Um importante diferencial é as relações de longo prazo: todos os clientes da Zallpy que começaram um projeto acabaram se perpetuando na nossa carteira. Temos relações de longo prazo com todos eles, e uma continuidade de serviço prestado ao longo dos anos, o que reforça a nossa capacidade de entrega e valor agregado”, acrescenta o executivo.

A expectativa é que a primeira unidade internacional abra as portas para uma expansão ainda maior fora do Brasil. Até 2026, a Zallpy projeta ter mais um ou dois pontos físicos espalhados pelos Estados Unidos, e talvez um outro no Canadá. Além disso, a companhia estuda a possibilidade de inaugurar um ponto na Colômbia com foco na captação de talentos e desenvolvimento de pessoas. “Nosso maior desafio é ter pessoas qualificadas para dar conta desse mercado. A formação de talentos no Brasil ainda é muito lenta frente ao desenvolvimento do setor, e a gente não pode esperar. Queremos fazer um trabalho social forte trazendo pessoas para a área e mostrando que esse é um caminho a ser seguido”, explica.

De acordo com Marcelo, o faturamento da Zallpy cresce em média 35% ano a ano, e a projeção para 2024 é expandir em cerca de 40%, sem considerar muito o mercado norte-americano. Com 80% de seus clientes sendo multinacionais de diversos setores, com foco para o financeiro, automotivo e industrial, a companhia pretende superar a marca de mil colaboradores até o fim de 2024.