
A competição faz parte de qualquer mercado, mas quando se trata de inovação e tecnologia, ter os concorrentes por perto costuma ser uma estratégia mais vantajosa. Para as maiores empresas de software do mundo, estar em contato com as startups é a principal forma de garantir que seus produtos estejam sempre à frente dos avanços tecnológicos e permaneçam competitivos, afirma Jon Aniano, vice-presidente sênior de Produtos na Zendesk, durante a conferência anual da companhia, que acontece nesta semana em Las Vegas.
Em conversa com jornalistas no evento, Jon explica que as startups são uma “parte crítica” do desenvolvimento de produtos em geral.
“Elas podem se mover mais rápido, têm menos bagagem, menos restrições e menos medo em adotar novas tecnologias. A história do software, passado, presente e futuro, são as startups”, diz.
O executivo, inclusive, ajudou a fundar uma startup, a Activia Live Chat, adquirida pela Salesforce em 2010. Para ele, as aquisições são um processo fundamental para garantir que as grandes empresas consigam adotar inovações com mais velocidade.
“Para uma companhia como a Zendesk, nós temos que fazer apostas muito estratégicas. Temos que ter certeza de a área de Pesquisa e Desenvolvimento interna esteja focada em casos específicos. Isso significa que algumas vezes os parceiros do ecossistema estarão à nossa frente em certas áreas, resolvendo novos problemas. A história da Zendesk é cheia de aquisições que nós fizemos para trazer essas inovações para o nosso sistema”, explica.
A parceria da Zendesk com startups tem diversas vertentes, incluindo um programa chamado Zendesk for Startups, que seleciona empresas para ter acesso aos produtos e soluções da companhia, além de treinamentos, de forma ilimitada. Além disso, a empresa lançou no ano passado um fundo de corporate venture capital (CVC) focado exclusivamente em startups de IA com soluções para customer experience (CX).
A empresa também tem ampliado seu portfólio de produtos por meio de aquisições de startups. É o caso da Local Measure, de soluções de voz através de IA, que recebeu uma proposta de aquisição recentemente, o que permitiu o lançamento da plataforma Zendesk for Contact Center, impulsionado pela AWS.
Segundo Jon Aniano, a Zendesk avalia constantemente empresas para possíveis aquisições, normalmente baseada na demanda dos clientes.
“Startups sempre empurram os limites da tecnologia, sempre fazem com que empresas como nós tenham que se mover mais rapidamente. Nós podemos adquirir essas empresas e ajudá-las a atingir todo o seu potencial. Estamos sempre avaliando empresas e buscando as melhores ferramentas de atendimento ao cliente e os melhores times”, diz Jon.
*A jornalista viajou a convite da Zendesk