fbpx
Compartilhe

Ligou o computador para trabalhar e quando percebeu estava rindo de memes aleatórios ou se distraindo nas redes sociais? Calma, você não está sozinho. Com tantos estímulos e informações sendo bombardeadas de todos os cantos, ter foco para terminar uma tarefa sem enrolação é difícil.

Uma pesquisa feita pela Fundação Estudar em parceria com a MindMiners mostrou que 52% das pessoas consideram a procrastinação o pior inimigo de sua produtividade. Os entrevistados também destacaram ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo (34,7%), dificuldade de concentração (11,3%) e não saber planejar o dia (10,2%).

No ambiente profissional, a procrastinação pode ter um efeito ainda mais danoso. Entregar tarefas atrasadas ou até mesmo em cima do prazo? Não dá. O risco que se corre é prejudicar a rotina e todo o desenvolvimento da carreira.

A boa notícia é que a tecnologia encontrou algumas formas promover uma maior eficiência no trabalho. O Startups selecionou 5 plataformas que prometem te ajudar a manter o foco e vencer a procrastinação. Veja a seguir:

StickK

Cumpra as tarefas, ou pague… literalmente. No StickK, o usuário faz um aposta em dinheiro para cada tarefa e indica um limite de tempo para realizá-la. Se a atividade não for cumprida a tempo, a quantia é doada para uma instituição de caridade ou outra pessoa (pode ser um amigo ou um inimigo). E nem adianta tentar burlar o sistema. O app obrigada o usuário a escolher um de seus contatos como juiz para validar se a tarefa foi mesmo concluída. O dinheiro só fica seguro depois do aval do colega. 

A plataforma pode ser usada para tarefas de todos os tipos, como dieta, perda de peso, práticas esportivas e relações familiares. A parte de carreira, dedicada a quem quer melhorar práticas relacionadas ao trabalho e à rotina diária, conta com mais de 44 mil membros e 251 mil histórias de sucesso. O objetivo, segundo os fundadores, é que o usuário entre em um ciclo virtuoso, transformando seu objetivo em um hábito e colocando um fim na procrastinação.

O app é gratuito para baixar e está disponível na AppStore e no GooglePlay.

Freedom

Quantas vezes por dia você abre uma aba no computador que não tem nada a ver com o trabalho? Pode ser uma troca de mensagens, um vídeo no YouTube ou uma ligação que pode esperar.

Para acabar com as distrações, o Freedom bloqueia o acesso a sites, redes sociais, games e páginas que podem atrapalhar o usuário durante uma tarefa importante. As opções vão desde Twitter e Instagram à Amazon, Netflix, Spotify, Tinder e NY Times. Se quiser, você pode ser um pouco mais radical e bloquear toda a internet de uma vez.

Mas não adianta nada fechar o Facebook no computador e abrir no celular. Por isso, o app tem a opção de sincronizar o bloqueio entre vários dispositivos. O usuário pode programar as pausas com antecedência e criar sessões recorrentes para ajudar a tornar a produtividade um hábito e dar adeus à procrastinação.

Segundo os desenvolvedores do app, toda vez que você verifica um e-mail, um feed ou responde a uma notificação, sua mente precisa de 23 minutos de tempo de reorientação para voltar à tarefa. A plataforma indica que as pessoas ficam 40% menos produtivas ao realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

A ferramenta é gratuita para baixar, com planos de aproximadamente R$ 48,90 mensais. O recurso é compatível com Mac, Windows, Android, iOS e Chrome.

Forest

Esse pode parecer bobo, mas já incentivou mais de 6 milhões de usuários no mundo a manterem o foco. Tudo por meio de uma experiência gamificada. Na hora que começar uma tarefa, você abre o app, configura os minutos que precisa ficar concentrado e recebe uma semente.

Enquanto a plataforma estiver aberta, a planta vai crescer gradualmente até virar uma árvore. Se você sair da tela para checar qualquer outro app, a planta morre e o usuário precisa começar tudo de novo. Ou seja, você é obrigado a se concentrar no trabalho e deixar o seu celular de lado. Quanto mais tempo longe, mais plantas crescem e pontos são acumulados.

Bom, mas quem vai parar de usar o celular para ver uma planta fictícia crescer? Não é tudo de mentira. O app tem uma parceria com a ONG Trees for the Future, que ajuda a plantar árvores de verdade. Os usuários podem ajudar a causa gastando suas moedas virtuais acumuladas. Segundo os desenvolvedores, a parceria já ajudou a plantar mais de 1 milhão de árvores reais.

Além disso, dá para adicionar uma pressão externa, configurando o módulo em equipe. Se um falhar, todas as todas as árvores murcham. Para alguns usuários, isso aumenta a responsabilidade de não atrapalhar o progresso dos outros. Forest está disponível no iOS por R$ 22,90 no iOS. No Android, o download é gratuito, com recursos exclusivos no plano premium.

Focus To-Do: Pomodor

Em 1980, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu a técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo. O sistema baseia-se no uso de cronômetro para dividir a rotina de trabalho em blocos separados por breves intervalos – o que pode melhorar a concentração e agilidade do cérebro e estimular o foco.

A plataforma faz exatamente isso: divide a rotina em períodos de 25 minutos. Quando o cronômetro chega ao fim, o usuário é aconselhado a fazer uma pausa para recuperar as energias e iniciar a próxima atividade mais concentrado, evitando a procrastinação na tarefa seguinte. Também é possível definir prioridades, criar lembretes e fazer checklists. Há também relatórios com quanto tempo o usuário ficou concentrado, estatísticas sobre as atividades concluídas e distribuição da rotina.

Focus To-Do é gratuito para baixar e está disponível na AppStore e no GooglePlay, além de opções para download no Mac e Windows e uma extensão no Google Chrome.

Todoist

Sabe quando você marca uma coisa no Google Calendar, outra no email, e uma no WhatsApp? O Todoist nasceu para solucionar esse problema. A plataforma permite que o usuário liste todas as suas tarefas, pessoais e profissionais, em um único espaço, sincronizando mais de 60 aplicativos como Slack, Alexa, Google Calendar e Dropbox. 

A premissa é ajudar a reconhecer quais são as prioridades do seu dia, destacando as tarefas mais importantes e que merecem mais atenção naquele momento. O usuário pode listar as atividades e definir prazos e horários a serem cumpridos, além de organizar tudo em cores para facilitar a divisão em temas.

É possível criar lembretes personalizados e fazer anotações com os detalhes adicionais de cada trabalho. Na versão Business, para empresas, os gestores podem planejar projetos, delegar responsabilidades e monitorar o progresso das equipes para que tudo seja entregue em dia. 

O app é gratuito para baixar na AppStore e GooglePlay, e conta com recursos adicionais no plano premium.

LEIA MAIS