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Depois de ocupar o mercado latino-americano, com presença em 15 países da região, o Ebanx anunciou esta semana seu novo foco de expansão: o continente africano. O plano é priorizar a expansão global a partir da região, que a empresa acredita ser a próxima grande fronteira de crescimento para pagamentos digitais e para o mercado digital nos próximos anos.

O anúncio foi feito durante o evento anual da empresa, o Latin America Summit, que também trouxe outros lançamentos para a companhia, como a criação de novos modelos de pagamentos para produtos SaaS e microtransações para players de conteúdo, entre outros.

A operação africana já está em andamento em 3 países, que são justamente as 3 maiores economias na região: Quênia, África do Sul e Nigéria. Seguindo a sua proposta de atuação, a Ebanx empresa pretende fazer a ponte entre redes de venda online e grandes nomes globais, com alguns dos serviços populares de pagamento em cada país.

Na África do Sul, a companhia se habilitou a processar pagamentos da solução Instant EFT, segundo maior método de pagamento online no país. Já no Quênia, o Ebanx vai aceitar o M-Pesa, serviço bancário móvel voltado à população desbancarizada. Por fim, na Nigéria, aceitará transações pelo USSD, protocolo de pagamento que utiliza o sinal GSM.

A escolha da África como foco de expansão internacional acontece 2 anos depois de a uruguaia dLocal ter feito o mesmo movimento, como o Startups noticiou na época. O avanço internacional também chega no momento em que o Ebanx fez um realinhamento de sua estratégia, voltando-se ao seu negócio original e principal, os pagamentos internacionais. A reogranização fezcom que a empresa cortasse 20% do seu quadro em junho. No começo da semana, a iugu anunciou a compra da carteria de clientes da Juno, fintech que o Ebanx tinha comprado no fim de 2021.

I bless the rains down in Africa

Segundo Paula Bellizia, presidente de pagamentos globais do Ebanx, a chegada nos países africanos é resultado de um estudo dos desafios e potenciais locais.

De acordo com um relatório da Endeavor com a McKinsey, há atualmente uma economia digital de US$ 115 bilhões na região, resultado da combinação de uma população jovem e com conhecimento digital. “Estamos mergulhando na África para fornecer soluções de pagamentos locais que ajudarão a construir a economia digital em um ritmo rápido, impulsionarão uma inclusão financeira mais ampla para sua população e proporcionarão maior acesso a uma variedade de bens e serviços de empresas globais interessadas em construir sua participação no mercado da região”, afirma Bellizia, em comunicado.

Para o CEO do Ebanx, João Del Valle, a África é o nome do momento na economia global, com o potencial de se tornar o novo foco de desenvolvimento econômico a partir de novas soluções tecnológicas, como foi boa parte da América Latina na virada dos 2010s.

“A economia digital da África em rápido crescimento está apenas começando e está projetada para crescer ainda mais e se consolidar nas próximas décadas. Ao lado de atores globais, o Ebanx será um catalisador dos muitos benefícios de uma economia digital acelerada”, completa o CEO.

Apesar de falar de expansão para outros continentes há pelo menos uns três anos, a África se tornou de fato o primeiro movimento do unicórnio para levar seus serviços para além da América Latina. O movimento vem no rastro da chegada de Paula Bellizia, ex-Google, que entrou em fevereiro para tocar planos de internacionalização.

Com a entrada nos três países africanos, agora a fintech opera em 18 países, atendendo a mais de mil clientes globais. Entre a lista de grandes nomes utilizando as soluções da companhia brasielira, estão Amazon, Shein, Shopee, Spotify e Uber.

Novas oportunidades

Além dos movimentos geográficos anunciados no Latin America Summit, o Ebanx anunciou outros três produtos para aumentar seu alcance nos mercados em que já está estabelecido.

Dois novos produtos são o processamento de transações de alto valor para produtos de SaaS e nuvem, novidade que começará no Brasil. Outro é o de microtransações, a fim de servir produtores de conteúdo em suas ofertas de produtos digitais dentro de plataformas.

No caso da novidade para SaaS, a solução permite a automatização de cobranças acima de US$ 10 mil, dentro de regras de compliance para garantir a segurança dos envolvidos. Com a nova feature, a fintech quer estar bem posicionada para aproveitar o crescimento na adoção de serviços em nuvem, cujo mercado deve bater nos US$ 11 bilhões no final de 2022, segundo o IDC.

A última novidade anunciada pela companhia é uma ferramenta facilitada de checkout, que permite compradores efetuar o pagamento de compras em diferentes vendedores de um marketplace, utilizando apenas uma transação – o Ebanx efetua os diferentes pagamentos no backend.

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