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Tínhamos informado 3 dias atrás nesse post, sobre a possível demissão de colaboradores do Airbnb.

E era um fato verídico. Depois da convocação online com toda empresa, o fundador Brian Chesky confirmou a demissão de 25% do time da empresa.

“Dos 7.500 funcionários da Airbnb, cerca de 1.900 colegas de equipe terão que deixar a Airbnb, representando cerca de 25% da nossa empresa.”

A organização de demitir milhares de pessoas, acontecendo em diversos lugares do mundo exigiu da empresa, um processo ordenado em comunicação e valorização das pessoas que estavam saindo.

Fizemos a transcrição abaixo, do comunicado oficial do fundador, Brian Chesky, que publicou o artigo minutos antes dos desligamentos.

Acompanhe.

 

“Essa é a minha sétima vez falando com vocês, da minha casa. Cada vez que conversamos, compartilho boas e más notícias, mas hoje tenho que compartilhar algumas notícias muito tristes. 

Quando vocês me perguntam sobre demissões, eu disse que nada estava fora da mesa. Hoje, devo confirmar que estamos reduzindo o tamanho da força de trabalho do Airbnb. Para uma empresa como nós, cuja missão está focada em pertencimento, isso é incrivelmente difícil de enfrentar, e será ainda mais difícil para que precisa sair do Airbnb. Vou compartilhar o máximo de detalhes possíveis sobre como cheguei a essa decisão, o que estamos fazendo para quem vai sair e o que acontecerá a seguir. 

Deixe-me começar com como chegamos a essa decisão. Estamos vivendo coletivamente a crise mais angustiante de nossa vida e, quando ela começou a se desdobrar, as viagens globais pararam. Os negócios do Airbnb foram duramente atingidos, com receita prevista este ano em menos da metade do que ganhamos em 2019. Em resposta, levantamos US $ 2 bilhões em capital e cortamos drasticamente os custos que atingiram quase todos os cantos do Airbnb. 

Embora essas ações fossem necessárias, ficou claro que teríamos que ir além quando enfrentarmos duas verdades duras:

  1. Não sabemos exatamente quando as viagens voltarão. 
  2. Quando as viagens voltarem, elas parecerão diferentes. 

Embora saibamos que os negócios do Airbnb se recuperarão totalmente, as mudanças que ele sofrerá não são temporárias ou de curta duração. Por isso, precisamos fazer mudanças mais fundamentais no Airbnb, reduzindo o tamanho de nossa força de trabalho em torno de uma estratégia de negócios mais focada. 

Dos 7.500 funcionários da Airbnb, cerca de 1.900 colegas de equipe terão que deixar a Airbnb, representando cerca de 25% da nossa empresa. Como não podemos fazer tudo o que costumávamos fazer, esses cortes precisavam ser mapeados para um negócio mais focado. 

Um negócio mais focado 

Viajar neste novo mundo será diferente, e precisamos evoluir o Airbnb de acordo com isso. As pessoas vão querer opções mais próximas de casa, mais seguras e mais acessíveis. Mas as pessoas também anseiam por algo que parece ter sido tirado delas – a conexão humana. Quando começamos o Airbnb, tratava-se de pertencimento e conexão. Essa crise aumentou nosso foco para voltar às nossas raízes, voltar ao básico, voltar ao que é verdadeiramente especial no Airbnb – pessoas comuns que hospedam suas casas e oferecem experiências. 

Isso significa que precisaremos reduzir nosso investimento em atividades que não apóiam diretamente o núcleo da nossa comunidade anfitriã. Estamos interrompendo nossos esforços nos serviços de transporte e Airbnb estúdios e temos que reduzir nossos investimentos em hotéis e mercado de luxo. 

Essas decisões não são um reflexo do trabalho das pessoas dessas equipes, e isso não significa que todos nessas equipes vão nos deixar. Além disso, as equipes de todo o Airbnb serão impactadas. Muitas equipes terão tamanho reduzido com base no quão bem mapeadas elas estão, para onde o Airbnb está indo.

Como abordamos as reduções 

Era importante que tivéssemos um conjunto claro de princípios, guiados por nossos valores fundamentais, sobre como abordaríamos as reduções em nossa força de trabalho. Estes foram os nossos princípios orientadores:

  • Mapeie todas as reduções para nossa futura estratégia de negócios e os recursos que precisaremos.
  • Faça o máximo que pudermos pelos afetados. 
  • Seja inabalável em nosso compromisso com a diversidade. 
  • Otimizar a comunicação de  1: 1 para os impactados. 
  • Aguarde para comunicar qualquer decisão, até que todos os detalhes sejam recebidos – a transparecer apenas informações parciais pode piorar a situação. 

Eu fiz o meu melhor para permanecer fiel a esses princípios.    

Processo para fazer reduções 

Nosso processo começou com a criação de uma estratégia de negócios mais focada, baseada em um modelo de custo sustentável. Avaliamos como cada equipe foi mapeada para nossa nova estratégia e determinamos o tamanho e a forma de cada equipe no futuro. Em seguida, fizemos uma revisão abrangente de todos os membros da equipe e tomamos decisões com base em habilidades críticas, e quão bem essas habilidades correspondiam às nossas necessidades comerciais futuras. 

O resultado é que teremos que nos separar de colegas de equipe que amamos e valorizamos. Temos ótimas pessoas saindo do Airbnb e outras empresas terão sorte em tê-las. 

Para cuidar dos que estão saindo, analisamos a indenização, a equidade, a assistência médica, o apoio ao emprego e fizemos o possível para tratar a todos de maneira compassiva e atenciosa. 

Separação

Os funcionários nos EUA receberão 14 semanas de remuneração base, mais uma semana adicional por ano no Airbnb. O direito será arredondado para o ano mais próximo. Por exemplo, se alguém estiver no Airbnb há 3 anos e 7 meses, receberá um adicional de 4 semanas de salário ou 18 semanas de pagamento total. Fora dos EUA, todos os funcionários receberão pelo menos 14 semanas de pagamento, além de aumentos de direitos consistentes com as práticas específicas de cada país. 

Capital próprio

Estamos derrubando o penhasco de um ano sobre o patrimônio de todos que contratamos no ano passado, para que todos os que partem, independentemente de há quanto tempo estejam aqui, sejam acionistas. Além disso, todos os que saem são elegíveis para a data de aquisição em 25 de maio. 

Cuidados de saúde

Em meio a uma crise global de saúde de duração desconhecida, queremos limitar o ônus dos custos com saúde. Nos EUA, cobriremos 12 meses de seguro de saúde através da COBRA. Em todos os outros países, cobriremos os custos do seguro de saúde até o final de 2020. Isso ocorre porque somos legalmente incapazes de continuar a cobertura ou nossos planos atuais não permitem uma extensão. Também forneceremos quatro meses de apoio à saúde mental através do KonTerra. 

Suporte no trabalho

Nosso objetivo é conectar nossos colegas de equipe, deixando o Airbnb com novas oportunidades de emprego. Aqui estão cinco maneiras pelas quais podemos ajudar:

  • Diretório de talentos de alumni – Lançaremos um site voltado ao público para ajudar os colegas de equipe a encontrar novos empregos. Os funcionários que partem podem optar por ter perfis, currículos e amostras de trabalho acessíveis a possíveis empregadores. 
  • Equipe de colocação de alumni – Durante o restante de 2020, uma parcela significativa do Airbnb Recruiting se tornará uma equipe de colocação de ex-colaboradores. Os recrutadores que ficam no Airbnb fornecerão suporte aos funcionários que estão saindo, para ajudá-los a encontrar seu próximo emprego.
  • RiseSmart – Estamos oferecendo quatro meses de serviços de carreira por meio da RiseSmart, uma empresa especializada em serviços de transição de carreira e colocação de emprego. 
  • Suporte oferecido a funcionários por ex-colaboradores – Estamos incentivando todos os funcionários restantes a optarem por um programa para ajudar os colegas de equipe a encontrar sua próxima função.
  • Laptops – Um computador é uma ferramenta importante para encontrar novos trabalhos, por isso estamos permitindo que todos os que saem mantenham seus laptops da Apple. 

Aqui está o que vai acontecer a seguir

Quero esclarecer todos vocês o mais rápido possível. Temos funcionários em 24 países e o tempo necessário para fornecer clareza varia de acordo com as leis e práticas locais. Alguns países exigem que as notificações sobre emprego sejam recebidas de uma maneira muito específica. Embora nosso processo possa diferir por país, tentamos ser cuidadosos no planejamento de todos os funcionários. 

Nos EUA e no Canadá, posso fornecer clareza imediata. Nas próximas horas, aqueles que deixarem o Airbnb receberão um convite para uma reunião de partida com um líder sênior do seu departamento. Era importante para nós que, sempre que pudéssemos legalmente, as pessoas fossem informadas em uma conversa pessoal 1: 1. O último dia útil para funcionários que partem dos EUA e Canadá será segunda-feira, 11 de maio. Achamos que a segunda-feira daria tempo para as pessoas começarem a dar os próximos passos e se despedirem – entendemos e respeitamos a importância disso.

Alguns funcionários que estão hospedados terão uma nova função e receberão um convite para a reunião com o assunto “Nova função” para aprender mais sobre isso. Para aqueles de vocês nos EUA e no Canadá que estão na equipe do Airbnb, você não receberá um convite do calendário.

Às 18h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Ásia-Pacífico. Às 12h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Europa e Oriente Médio. Após cada uma dessas reuniões, prosseguiremos com as próximas etapas em cada país, com base nas práticas locais.

Pedi a todos os líderes do Airbnb que esperassem para reunir suas equipes até o final desta semana por respeito ao impacto de nossos colegas de equipe. Quero dar a todos os próximos dias para processar e organizarei uma sessão de perguntas e respostas do CEO novamente nesta quinta-feira, às 16h, horário do Pacífico.

Algumas palavras finais 

Como aprendi nas últimas oito semanas, uma crise traz clareza sobre o que é realmente importante. Embora tenhamos passado por um turbilhão, algumas coisas estão mais claras para mim do que nunca.

Primeiro, sou grato a todos aqui no Airbnb. Ao longo desta experiência angustiante, fui inspirado por todos vocês. Mesmo nas piores circunstâncias, já vi o melhor de nós. O mundo precisa de conexão humana agora mais do que nunca, e eu sei que o Airbnb aumentará para a ocasião. Eu acredito nisso porque acredito em você. 

Segundo, tenho um profundo sentimento de amor por todos vocês. Nossa missão não é meramente sobre viagens. Quando começamos o Airbnb, nosso slogan original era “Viaje como humano”. A parte humana sempre foi mais importante que a parte da viagem. O que nos interessa é pertencer, e no centro da pertença está o amor.  

Para aqueles de vocês que ficam, 

Uma das maneiras mais importantes de honrar aqueles que estão saindo é que eles saibam que suas contribuições são importantes e que sempre farão parte da história do Airbnb. Estou confiante de que o trabalho deles continuará, assim como esta missão continuará.

Para aqueles que saem do Airbnb, 

Eu realmente sinto muito. Por favor, saiba que isso não é sua culpa. O mundo nunca deixará de procurar as qualidades e talentos que você trouxe para o Airbnb … que ajudaram a fazer o Airbnb. Quero agradecer, do fundo do meu coração, por compartilhá-los conosco.

Brian Chesky.

Carta transcrita (e traduzida) do post oficial

 

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