fbpx
Compartilhe

Já era algo esperado, mas agora é oficial. O app Olivia, plataforma de AI e educação financeira que ganhou popularidade nos últimos anos, descontinuará suas atividades. O anúncio foi feito aos usuários via email nesta quarta-feira (15), informando que o app será desligado no dia 15 de julho.

A razão é bem simples: o movimento vem no rastro da aquisição da startup pelo Nubank, realizada em novembro do ano passado por um valor não divulgado. Na nota, a empresa esclareceu que agora sua solução “viverá” como parte do app do neobanco. “Vamos focar todos os esforços em integrar minhas funcionalidades ao roxinho e acelerar minha visão para ajudar quase 60 milhões de pessoas a gastarem melhor”, destacou a empresa no comunicado.

Quanto à privacidade dos dados, a Olivia explicou que as informações dos usuários serão totalmente excluídas ou anonimizadas – ou seja, não serão absorvidas pelo Nubank. “Apenas cerca de 5% dos dados de transações na minha base devem ser anonimizados para estudos internos, e o restante será permanentemente excluído. Tudo isso vai acontecer até o final do mês de julho, respeitando nossa Política de Privacidade, nossos Termos de Uso, e a LGPD”, destacou a empresa em nota.

O que o Nubank disse

Em paralelo, o Nubank também soltou no seu blog os planos que devem seguir após o desligamento do Olivia. Em nota, a empresa afirmou que clientes terão acesso às melhores soluções obtidas a partir de aprendizados do app de educação finaceira, que estão sendo desenvolvidas e implementadas gradualmente dentro do app do Nubank.

“Com a tecnologia e expertise da Olivia dentro do app do Nu, os clientes terão acesso a mais funcionalidades para cuidar de suas despesas e entender melhor como seu dinheiro está sendo gasto. Um exemplo disso é a função Organizar Gastos, ferramenta que vai ajudar clientes Nu a ficar no controle de suas vidas financeiras ao mostrar mês a mês gastos organizados entre despesas Essenciais, Livres ou Objetivos”, afirmou a empresa no post.

Apesar dos planos, a empresa não deu maiores detalhes de quando estas funcionalidades estarão disponíveis. Vamos aguardar.

LEIA MAIS