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BASF e Vertem lançam ecossistema de produtos e serviços para setor agrícola

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* por Renato Pezzotti, especial para o Startups

A centenária empresa alemã BASF fechou uma parceria com a Vertem, empresa que desenvolve ecossistemas de negócios, para lançar a Conecta.ag, uma plataforma online de soluções para o setor agrícola. 

Segundo a multinacional, o ecossistema “vai oferecer produtos, serviços e ferramentas para ajudar na tomada de decisão de agricultores, distribuidores e parceiros estratégicos”.

O Conecta.ag já está disponível aos canais de distribuição ou revendedores de soluções agrícolas e pragas urbanas, por meio da oferta de produtos dentro do seu marketplace. A iniciativa começa no Brasil e a expansão dos parceiros e da área de atuação da plataforma acontecerá gradativamente. As startups que têm relação com a BASF poderão entrar nesse ecossistema e alcançar novos clientes.

“Olhamos a inovação no agro em 3 momentos: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira. No momento ‘antes da porteira’, o produtor tem uma série de dificuldades onde precisa de ajuda. Ele precisa acessar um leque de produtos e serviços ou de consultoria técnica, por exemplo. Pensamos que poderíamos ajudá-los neste momento. Aí veio a ideia de criar esse ecossistema do agro, que é o Conecta.ag”, declara Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Negócios e Excelência Comercial de Soluções para Agricultura da BASF para a América Latina.

Um “troublemaker” da multinacional

O executivo, na BASF há mais de 11 anos, é um dos responsáveis pelo relacionamento da multinacional com o ecossistema de startups. Almir também esteve na liderança do lançamento do AgroStart, em 2016, programa criado em parceria com a ACE para acelerar startups.

Em 6 anos, a iniciativa já interagiu com mais de 600 startups na América Latina, para a cocriação de soluções e serviços de agricultura digital. Além disso, possui mais de 25 iniciativas de intraempreendorismo que passaram pelo AgroStart Garagem (espécie de “aceleradora interna” para os funcionários da BASF Agro) nos últimos anos, que envolvem melhorias como drones a chatbots. 

“É uma troca muito interessante. A startup ajuda a grande empresa a ser mais ágil e orientada ao cliente e a grande empresa ajuda a startup a ganhar escala e aumentar seu mercado”, declara Almir.

Em agosto, o AgroStart passou a ser uma plataforma global – e terá replicado seu modelo, em primeiro lugar, nos Estados Unidos e no Canadá. 

“Nossa sensação é do legado que a América Latina deixa para a BASF no mundo todo. Quando começamos, não se falava de startups. Hoje, é um caminho de volta e de muita oportunidade. Você fazer que o board de uma companhia de mais de 150 anos entenda esse pensamento mais ágil, de desafiar o status quo, é muito satisfatório”, afirma o executivo.

Almir ainda lista as áreas-foco das startups que estão no radar da empresa: agfintechs, sustentabilidade, marketplaces, foodtechs, agricultura de precisão e as que envolvam os temas de blockchain e rastreabilidade.

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