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A Bemobi, empresa de soluções de serviços digitais para mobile, está apostando no mercado de games via streaming com o lançamento de sua plataforma própria de jogos na nuvem, de olho no 5G como fator de crescimento na adoção destes produtos.

Segundo destacou a companhia, a novidade é uma evolução do Games Club, plataforma white-label de games mobile oferecida pela Bemobi em parceria com mais de 85 empresas, entre operadoras de telecom e bancos digitais no Brasil e mais 40 países emergentes ao redor do mundo.

A nova oferta, que chega ao mercado quase ao mesmo tempo em que as primeiras redes 5G começam a se popularizar no país, permitirá que mais de 60 títulos sejam jogados em smartphones Android e iOS via streaming, de forma online, só com um clique e sem necessidade de baixar os jogos. Em outras palavras, é um serviço que permite o consumo de games no mesmo modelo em que pessoas hoje consomem conteúdos de vídeo ou de música.

O serviço será sustentado por servidores locais da Bemobi, ajudando a reduzir a latência, algo essencial quando se fala de streaming. No catálogo streaming, dentro do serviço Games Club, os usuários poderão acessar por meio de redes 5G ou Wi-Fi.

A oferta dos jogos, em média, sai por R$ 1 por mês, e no seu catálogo ela tem parcerias com grandes produtoras como Devolver e Ubisoft. Em média, para cada jogo assinado, a Bemobi recebe R$ 0,35.

Inicialmente a plataforma está disponível apenas no território brasileiro, para clientes da Claro, Vivo e Tim, operadoras que já utilizam serviços da Bemobi para a oferta de aplicativos. De acordo com a Bemobi, novos jogos serão adicionados mensalmente, ampliando o catálogo de jogos disponíveis na nuvem.

“A tecnologia sempre teve um papel significativo na evolução da indústria multibilionária de games, e acreditamos que a chegada do 5G é uma nova avenida de crescimento para todo o mercado”, afirma Pedro Ripper, CEO e cofundador da Bemobi, em nota. “É uma enorme satisfação lançar esta plataforma de jogos mobile na nuvem, que é pioneira no Brasil e ajuda a acelerar a democratização de serviços digitais nos mercados emergentes em que atuamos”, completa.

Streaming no mobile

O mercado de streaming de games ainda passa por um momento de definição, mas para o segmento mobile, especialmente com a popularização do 5G, as expectativas são mais otimistas. Empresas como a Microsoft e Nvidia estão apostando alto em plataformas de assinaturas de games via cloud, pensando no conceito de “gaming anywhere” como o grande gancho, e com os dispositivos móveis no centro da estratégia.

No caso da Microsoft, a plataforma XCloud hoje já soma mais de 10 milhões de usuários, que podem jogar games de PC e Xbox via streaming – com o 5G sendo um catalisador, especialmente no mercado norte-americano.

Por outro lado, outras empresas tiraram seu cavalinho da chuva, como é o caso do Google. No fim de setembro a empresa anunciou o encerramento do Stadia, sua plataforma de cloud gaming. O serviço será encerrado em janeiro do ano que vem, com os servidores sendo desligados – o que significa que todos os conteúdos adquiridos na nuvem pelos adeptos do videogame sumirão para sempre.

Contudo, para apaziguar os ânimos, a gigante das buscas afirmou que reembolsará todos os gastos dos usuários da plataforma, tanto em conteúdos digitais quanto de hardware, como o controle do aparelho.

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