O SoftBank está investindo US$ 7 milhões na Birdie, startup de inteligência do cliente fundada pelos empreendedores brasileiros Alexandre Hadade, Patrícia Osorio, Everton Cherman e Rodrigo Pantigas.
A rodada seed, coliderada pela Illuminate Ventures, contou com a participação do Fusion Fund, Astella e Endeavor Catalyst. Com a operação, Marco Camhaji, sócio do braço de investimentos early-stage do SoftBank Latin America Fund, e Cindy Padnos, fundadora e sócia da Illuminate Ventures, se juntam ao conselho da startup.
O dinheiro do aporte será usado para aumentar “significativamente” a força de trabalho e apoiar o plano de expansão internacional. A startup, com sede em Palo Alto, na Califórnia, pretende ampliar sua presença para 15 mercados até o final do ano.
Insights acionáveis
A Birdie se descreve como uma “solução estratégica para gerentes de produto”. Seu software-as-a-service processa opiniões de consumidores de mais de 150 fontes de dados diferentes, como lojas de aplicativos e canais privados de experiência do cliente, como call centers. Além disso, a tecnologia combina métodos de análise de dados qualitativos e quantitativos, como inteligência artificial e processamento de linguagem natural (PNL).
O produto gera rankings automáticos mostrando pontos fortes e fracos do produto, além de tarefas a serem feitas, problemas críticos e quais são os recursos com maior impacto na satisfação do cliente. O resultado final são insights acionáveis que apoiam a tomada de decisão e a priorização nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
“Ter maior controle sobre o ciclo de vida do produto de uma marca é vital para o sucesso de qualquer gerente de produto – e estamos dando esse poder aos profissionais de empresas de produtos físicos”, diz Alexandre Hadade, cofundador da Birdie.
De acordo com Marco Camhaji, do SoftBank, o megafundo está “otimista” com seu novo investimento na Birdie. “Estamos felizes em apoiar empreendedores brasileiros na criação de uma empresa global”, observa, acrescentando que a equipe ficou “impressionada com a capacidade da Birdie de reunir grandes volumes de dados e transformá-los em insights acionáveis para as corporações desenvolverem produtos significativos para seus consumidores”.
“Os insights da Birdie também permitem que as empresas acompanhem o desempenho de seus próprios produtos e os comparem com a concorrência, destacando os recursos que impulsionam a satisfação do cliente. A capacidade de fornecer insights atualizados e acionáveis é fundamental para apoiar o desenvolvimento de produtos de maneira disruptiva”, acrescenta o investidor.
A equipe da Illuminate considera a proposta de valor de Birdie “particularmente atraente”. “Eles estão na interseção da inteligência do produto/cliente e do aumento contínuo da concorrência enfrentada pelas marcas globais. Temos o prazer de apoiar uma empresa liderada por uma equipe tão visionária que está aproveitando seu know-how exclusivo e profundos recursos técnicos para atender a uma necessidade clara do mercado”, acrescenta Cindy.
(traduzido por Gabriela Del Carmen)