Negócios

BRQ investe R$ 1,3 mi em plataforma para locadoras de carros

Lançada em 2015, a Easy Carros ajuda pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas e digitais

Comprar carro
Foto: Canva

Sim, uma empresa de serviços de tecnologia da informação está investindo em um app de aluguel de carros. No caso, estamos falando da BRQ Digital Solutions, que atua há 29 anos no mercado brasileiro. Em seu primeiro investimento do ano, a companhia injetou R$ 1,3 milhão na Easy Carros, que ajuda pequenas e médias locadoras a serem mais competitivas e digitais.

O investimento foi feito por meio do Innovation Hub, centro de inovação da BRQ criado em 2016 para acelerar a inovação de clientes e áreas de negócios a partir de aportes, parcerias e intraempreendedorismo. O foco do centro de inovação está em empresas B2B e software as a service (SaaS) que já têm clientes, mas estão no estágio seed, com uma atenção especial para as fintechs e insurtechs.

Então por que investir na Easy Carros? Segundo Armandina Formoso, head do Innovation Hub, a tecnologia por trás da startup chamou a atenção. A startup opera como uma plataforma SaaS e se propõe a ser o one-stop-shop para as locadoras de carros. Os serviços incluem financiamento com linhas de crédito automotivo, gestão de multas e documentação, e um ERP para administrar contratos, reservas, manutenções, contas e impostos.

“Toda essa tecnologia traz diferentes oportunidades para os nossos clientes, incluindo na parte financeira e automobilística”, explica Armandina, em entrevista ao Startups. A executiva enxerga oportunidades de cross sell entre outras startups do portfólio para adicionar ainda mais valor ao ecossistema BRQ. No mercado desde 2015, a Easy Carros possui mais de 300 mil veículos à venda para locadoras ampliarem sua frota.

Para Fernando Saddi, fundador e presidente da Easy Carros, a BRQ aportou muito mais do que capital financeiro. “Ela nos permite fortalecer nosso posicionamento como líder no segmento SaaS para locadoras e se conectar a um ecossistema de soluções para nossos clientes”, afirma. De acordo com Fernando, a startup utilizará os recursos para investir em novos negócios, a fim de gerar novas oportunidades para as locadoras aumentarem a receita.

Como a BRQ trabalha com startups

O Innovation Hub planeja expandir seu portfólio ainda este ano, investindo em novas startups. De acordo com Armandina, a unidade está em com 3 empresas no pipeline. Além de oportunidades de aproximação com os clientes da BRQ e cross sell com outras empresas do portfólio, as investidas têm possibilidade de internacionalizar as operações, já que a companhia tem operações nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, entre outros países.

Ao longo de sua trajetória, o Innovation Hub já investiu em empresas como a Payface, solução de pagamento instantâneo utilizando a face, a iUPay, fintech de soluções de pagamentos, e Legalbot, serviço em nuvem focado em regulação para área de compliance, entre outras.

A companhia também é produtora de novos negócios. Do Innovation Hub já saíram 3 spin-offs a Inspectos, solução para auto inspeção e vistoria digital, a Workfacilit, plataforma no-code/low-code que ajuda empresas a acelerar a digitalização dos seus processos de negócio, e a Team Care, que ainda está em fase de concretização.

“As spin-offs são um projeto interno desafiador, mas que está dando muito certo”, analisa Armandina. A liderança dessas empresas é formada por ex-funcionários da BRQ que são desligados da empresa-mãe e viram sócios da nova startup.