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A Hurb (antiga Hotel Urbano), não está bem na fita. Há algum tempo sofrendo críticas de inúmeros clientes por dificuldades em atender pedidos, agora o “inferno astral” chegou a um novo patamar. O CEO da companhia, João Ricardo Mendes, se colocou no meio de um furacão após cair nas redes um vídeo dele xingando e ameaçando um cliente insatisfeito. O resultado disso: João Ricardo anunciou a renúncia ao cargo nesta segunda (24).

Voltando um pouco a fita, a polêmica começou no fim de semana, quando João Ricardo gravou um vídeo xingando um cliente que teve sua viagem cancelada. No vídeo, João chegou a falar em tom de ameaça, dizendo que tinha o endereço do cliente e que alguém iria bater na porta dele.

Para completar, ele compartilhou dados pessoais da pessoa em um grupo de WhatsApp com cerca de mil pessoas, chegando a dizer que era “para quem quiser passar trote”. O incidente rapidamente tomou grandes proporções, invadindo as redes sociais, trazendo uma publicidade não tão desejada para a marca.

Em uma tentativa de acalmar os ânimos, o cofundador e CEO publicou uma nota no Instagram da Hurb. Segundo o executivo, os erros partiram do “João Ricardo Mendes” e não da companhia, pontuando que seu comportamento enquanto pessoa física acabou prejudicando a Hurb.

“Estou prejudicando muitas pessoas, da mesma forma que eu dou meu melhor, fazendo muitas entregas, atitudes assim, acabam se tornando um ‘zero sum game'”, declarou o CEO, fazendo menção aos jogos de soma zero, em que o ganho de uns são perdas para outros.

Ele também trouxe à tona o assunto da perda de sua mãe, que ocorreu há 18 meses, mas que segundo ele foi “como se fosse ontem”, como algo que teve um impacto sobre o seu psicológico. “Me ‘enganei’ achando que manter a cabeça ocupada com o trabalho resolveria essa minha questão pessoal”, tentou justificar o executivo.

Com a saída de João Ricardo, o conselheiro Octávio Brissant ocupará a cadeira de CEO, e a empresa deverá votar nos próximos dias um nome para assumir a posição de COO. Apesar de anunciar o afastamento, o fundador afirmou que se manterá próximo à empresa, porém “sem função executiva”.

Encrencas

O desfecho dramático da trajetória de João Ricardo Mendes à frente da Hurb veio antecedido de diversas polêmicas. Depois de aproveitar um pico de crescimento durante a pandemia, quando faturou alto vendendo pacotes de viagens que os clientes poderiam “descontar depois”, a Hurb passou os últimos dois anos lidando com a encrenca que teve a partir disso.

Em agosto de 2022, turistas que compraram pacotes com datas flexíveis em 2020, no período mais crítico da pandemia, não conseguiam viajar nos períodos previstos. Em abril, hotéis em diversas cidades do país não aceitaram hóspedes com pacotes comprados pelas ofertas da startup, alegando que a Hurb não tinha honrado o pagamento das reservas.

Em resposta às críticas e reclamações – chegando a ter uma alta de 75% nas queixas mensais no Procon – a Hurb tentou explicar que os transtornos faziam parte do processo, botando parte da culpa nas condições macroeconômicas. O CEO (ou melhor, ex-CEO) chegou a dizer que problemas assim poderiam persistir devido ao grande volume de vendas da Hurb. “Se a gente parar de errar, é porque a gente parou de crescer”, declarou o CEO em entrevista ao Startupi agora em abril.

Agora, o que resta saber é como as vendas serão impactadas com este baque na imagem da marca.

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