fbpx
Compartilhe

Bom dia,

O jogo só acaba quando termina. E como ainda é dia 27, não me surpreenderia se tivéssemos alguma grande novidade nos próximos dias. Mas a segunda-feira começou tranquila – até agora – então é possível que não venha nada. Mas estaremos por aqui caso role alguma coisa.

Na semana passada tivemos o nascimento do mais novo unicórnio brasileiro em 2021: a Facily. Com ela, são 9 criaturas do tipo que foram cunhadas no ano. Reflexo da liquidez, do FOMO e também do medo de dar um grande M em 2022. Melhor virar o ano capitalizado. 

A dúvida agora é? Será que dá para manter a barra nesse nível em 2022? Chegar, ou passar de 10 nomes? 

Dê os seus palpites nesta enquete rápida do Startups.

Boa leitura e boa semana!

Gustavo, Fabiana e Gabriela


Semana de 20 a 26 de dezembro

RODADAS DE INVESTIMENTO

  • A Facily se tornou o 9º unicórnio brasileiro de 2022. A plataforma de social commerce recebeu uma extensão de sua série D, adicionando US$ 135 milhões aos US$ 250 milhões que ela já tinha captado anteriormente;
  • A Ambar, startup especializada em soluções digitais para a construção civil, acaba de receber um aporte de R$ 204 milhões. O investimento série C foi liderado pelo fundo Echo Capital e pela gestora de private equity Oria Capital. Os recursos serão usados para expandir seu ecossistema de soluções digitais, que já conta com 350 mil usuários de 12.500 empresas, responsáveis por mais de 20 mil obras em todo o Brasil.
  • A QueroQuitar, fintech especializada na negociação de dívidas, levantou uma rodada de R$ 15 milhões liderada pelo grupo italiano doValue. A startup pretende usar os recursos no desenvolvimento de projetos na área de dados e algoritmos e para marketing. Também está no radar a criação de novos produtos além da negociação de dívidas, como a oferta de serviços financeiros.
  • A Alice, plano de saúde que quer ser conhecido como uma gestora de saúde, fechou uma série C de US$ 127 milhões liderada pela SoftBank. A captação acontece 10 meses após a série B e foi acompanhada pelos fundos Kaszek e ThornTree Capital Partners. Com mais capital, a startup planeja entrar pesado no mercado corporativo, além de investir em tecnologia e no time de saúde.
  • A Meta Ventures, corporate venture capital da Meta – consultoria de tecnologia e soluções focada em transformação digital, com 31 anos de mercado, não o novo Facebook, fez um aporte no valor de R$ 1 milhão na 4MDG, startup de inovação de governança de dados com modelo SaaS. A empresa organiza todo o fluxo de dados dos clientes por meio de algoritmos inteligentes. Com o investimento a Meta Ventures chega ao total de R$7 milhões investidos em seis startups.
  • A ADDI, plataforma de ‘Buy Now, Pay Later’, levantou R$ 1,1 bilhão em equity e dívida. A rodada Series C de R$450 milhões em equity foi liderada pelo GIC, com participação do Softbank’s Latin America Fund, bem como dos já investidores Andreessen Horowitz, GGV, Monashees Capital e Union Square Ventures’s Opportunity Fund. Além disso, a empresa terá o acréscimo de R$710 milhões em dívida, sendo R$ 568 milhões provenientes do Goldman Sachs e R$142 milhões da expansão do relacionamento com o fundo Architect. Os recursos serão usados, basicamente, para expansão da operação no Brasil. No total, a companhia captou aproximadamente R$ 1,9 bilhão em 2021;
  • A Aimorés Investimentos, venture capital especialista em VendasTech, anunciou aporte em 3 novas startups: CallRox, Planne e Vesti. A gestora prevê investimento em 18 novas startups do setor até o final de 2022.
  • A Alumia, startup de educação à distância, recebeu um aporte da americana Avenu Learning. Com o aporte de valor não revelado, os investidores que colocaram dinheiro na rodada de equity crowdfunding feita no Kria em 2017 tiveram uma valorização de 4,5x de seu capital. Apesar da opção de saída com lucro, 90% de quem entrou na captação preferiu não sair da companhia;
  • A plataforma de treinamento físico Core 360º recebeu um aporte de R$ 3,2 milhões da venture developer Futurum Capital.
  • A Raia Drogasil fez 3 movimentos no mundo das startups. Seu fundo RD Ventures comprou uma fatia de 6,5% na Labi Exames. Ela também comprou 100% da healthtech Amplimed e 12,5% da Conecta Lá;

FUSÕES E AQUISIÇÕES 

  • A Zenvia, plataforma de comunicação e serviços móveis, comprou a Movidesk, outra empresa SaaS que oferece soluções de help desk e service desk. A aquisição reforça os planos da Zenvia de aprimorar sua plataforma de experiência do cliente, com direito a ferramentas de análise de dados. Embora o valor da operação não tenha sido divulgado, as empresas afirmaram que, juntas, terão uma receita anual acima dos R$ 600 milhões.
  • A Skillsoft, de aprendizagem digital corporativa, firmou um acordo definitivo para adquirir a Codecademy, plataforma de aprendizagem online líder para habilidades técnicas, por aproximadamente US $ 525 milhões em dinheiro e ações. Após o fechamento da transação, a equipe Codecademy se juntará à Skillsoft para ajudar a desenvolver a solução de treinamento de habilidades técnicas para alunos em todo o mundo.
  • A healthtech Müller, especializada em tecnologia de negócios em saúde, vai se unir à SpinTec, focada no desenvolvimento de sistemas e aplicações. A transação superior a R$ 73 milhões dará início à Pulsati. A operação começa com um time de 180 colaboradores, com a previsão de chegar a 300 profissionais até o final de 2022.
  • A Eve, da Embraer, e a Zanite Acquisition acertaram um acordo de fusão. O objetivo é acelerar o plano de negócios da empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, que inclui a certificação de um “carro voador” – um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que já está em desenvolvimento.
  • A Sinqia, empresa de softwares para o setor financeiro, fez a maior aquisição da sua história com a compra da NewCon, de softwares para administradores de consórcio, por R$ 422 milhões. Estima-se que a transação aumente a receita da Sinqia em 23%.
  • O QuintoAndar está desembarcando em 5 países da América Latina de uma vez só. A expansão é resultado da compra das operações de anúncios de imóveis do grupo argentino Navent, dono do Imovelweb. Além de mais anúncios de imóveis, o aumento da rede permitirá ampliar o alcance de outras ofertas, como os serviços financeiros para imobiliárias que não operam dentro do marketplace da proptech.
  • O UOL anunciou que vai comprar o Ingresso.com, um dos principais sites de compra e venda de ingressos e cinemas no Brasil, por um valor não revelado. O site de negócios entra na parte de venda online de ingressos para fortalecer sua atuação no setor de entretenimento.
  • A Loft comprou o portal 123i. Com a operação, a companhia vai abrir seu marketplace, permitindo que imobiliárias coloquem seus anúncios no site;
  • A Sinqia fez a maior aquisição de sua história ao investir R$ 422 milhões na NewCon, que desenvolve softwares para administradores de consórcios. O montante representa um múltiplo de 5,9x receita e de 10x EBITDA nos 12 meses encerrados em setembro. Isso é bem mais do que a Sinqia costuma pagar, que é entre 1x e 4x receita.
  • A Conta Azul comprou a startup de Banking as a Service (BaaS) Swipe, investida da ONE VC. A operação acelera os planos da companhia de incluir serviços bancários à sua oferta de sistema de gestão para pequenas empresas;

EXPANSÃO

  • A Livance, coworking de consultórios médicos, dá continuidade de uso dos R$ 30 milhões obtidos em série A realizada há 5 meses. A startup, que já contava com 10 unidades em São Paulo, se prepara para adentrar o Rio de Janeiro em fevereiro, com 2 novos espaços. E não para por aí. A expectativa é chegar a 20 unidades em ambos os Estados nos próximos 18 meses. A expansão deve contar com o apoio de mais uma bolada em série B prevista para o ano que vem. Em seus 4 anos de vida, a Livance já captou um total de R$ 50 milhões.

BAILE DE FAVELA

  • O empreendedor social Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e da holding social Favela Holding, está preparando o lançamento de um novo fundo, focado em startups nascidas ou focadas em demandas da favela.Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022, o veículo tem um target inicial de R$ 50 milhões, que pode ser revisado para um valor superior. Até o momento, o fundo conta com aportes de indivíduos de alto patrimônio líquido, bem como de empresas da rede de Athayde, incluindo companhias que já apoiam as iniciativas da CUFA.

À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

  • A pandemia trouxe novos desafios para a nossa saúde mental. No caso dos empreendedores brasileiros, isso não foi diferente.Com a instabilidade econômica e as incertezas para o mundo dos negócios, cerca de um terço deles (30,13%) começou a fazer acompanhamento psicológico no último ano, de acordo com uma pesquisa da Troposlab. Do total, mais da metade (53,5%) disse ter sido diagnosticado com ansiedade e 11,22%, com depressão. E você, conseguiu não surtar?

UNICÓRNIO DE PRIVACIDADE

  • A argentina Wibson acaba de desembarcar no Brasil com apoio de aporte recebido pela Newtopia VC, fundo latino-americano de US$ 50 milhões criado para ajudar empresas em estágio inicial. O dinheiro será usado para contratar a equipe aqui no Brasil, que deve passar de 11 para 30 colaboradores até junho de 2022. A startup vai aumentar o time de vendas e suporte e, ainda, contratar um country manager para comandar as operações daqui.Os planos também incluem novos desenvolvedores para criar outras tecnologias de privacidade, como um SDK. A ambição é se tornar o primeiro unicórnio de privacidade da América Latina.

PROBLEMAS NO PARAÍSO?

  • A Stone contratou o JP Morgan e o Galdino & Coelho Advogados, para avaliar alternativas estratégicas para a empresa e resolver disputas societárias, segundo o Brazil Journal. O Startups apurou que a companhia está perdendo executivos do alto escalão para outras empresas em meio às dificuldades para apresentar os resultados dos investimentos feitos em novas áreas de atuação – e compensar o encolhimento nos negócios no mundo das maquininhas.

NOVO FUNDO

  • A gestora Spectra levantou seu 5º fundo, de R$ 1,7 bilhão. A estratégia será mesclar aportes diretos em companhias e também comprar cotas secundárias de participação em fundos de outras gestoras. A Spectra tem participação em fundos como Kaszek e monashees

DANÇA DAS CADEIRAS

  • O PicPay escolheu Martin Spier como novo líder da área de Production and Data Platforms – um nome chique para a plataforma de produção e dados, que soma mais de 60 milhões de usuários no Brasil. Ele tem passagens pela Netflix, como arquiteto de performance sênior, e pela monashees, onde ainda atua como venture advisor. No PicPay, Martin chega para garantir a eficiência na coleta, gerenciamento e análise de dados em grande escala, além de criar a infraestrutura para acelerar o desenvolvimento de software do PicPay.
  • A Memed anunciou a contratação de 2 executivos sêniores para sua diretoria. Alexandre Grandi assume o posto de diretor comercial, para trabalhar na área de Growth & Monetization. Já Thiago Julio, diretor de estratégias médicas, chega para desenvolver estratégias para as áreas de produto, tecnologia, inteligência clínica e marketing.
  • Thiago Mazeto é o novo diretor-executivo da Tray, unidade de negócios do Grupo Locaweb. Durante 8 anos, o executivo esteve à frente do setor comercial e de marketing da companhia, e agora assume o posto de Willians Marques, que continuará o seu trabalho de diretor de commerce do Grupo. Thiago tem MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing pela PUC-RS e experiências com growth hacking, marketing digital de performance, branding, novos negócios, sucesso do cliente, experiência do cliente e gestão de pessoas.
  • A Yalo, startup mexicana de conversation commerce, contratou Marco Crespo, ex-Gympass, para comandar as operações da companhia no Brasil. Ele chega com a missão de transformar o software da Yalo, especializado na venda no WhatsApp, em líder global em seu segmento.

APERTE O PLAY

  • Apresentado por Ricardo Corrêa, fundador da Ramper, e Cesar Bertini, sócio da Smart Money Ventures, o recém-lançado podcast Start Ups n’ Downs chega para acompanhar a jornada de fundadores de startups, empreendedores em geral e investidores-anjo. Como o próprio nome sugere, os episódios vão abordar os “ups” e os “downs” de quem está na linha de frente de uma startup, discutindo temas como lidar com a saída de um cofundador, fazer a captação de uma rodada, constituir um conselho, estabelecer uma cultura assertiva na equipe e formar novas lideranças.

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA

FALTOU DA SEMANA PASSADA

  • A Garden Brands comprou a Mimic para criar a Eatopia, empresa de restaurantes digitais que tem 12 unidades em São Paulo, Santo André e Campinas. 

DOWNLOAD

LEIA MAIS