fbpx
Compartilhe

Depois de levantar R$ 2,75 bilhões em uma oferta de ações, a Locaweb abriu (a já bem aberta) carteira e anunciou a compra de duas empresas novas empresas: Credisfera e Dooca Commerce. Com as novas compras, a companhia chega a 3 aquisições em 2021 e soma 8 desde o IPO em fevereiro. Ainda não há informações sobre uma possível compra da RD Station.

“A Locaweb encerrou 4º trimestre de 2020 com uma posição de caixa líquido de R$ 378,2 milhões e levantou mais de R$ 2 bilhões em um follow-on há duas semanas. A Locaweb anunciou duas aquisições interessantes e não gastou nem 3% de sua munição financeira. E o ciclo positivo da companhia deve se manter com ela: integrando o Ibovespa em maio; começando a integrar os recentes M&As (tudo feito em uma questão de meses); e entregando mais aquisições”, escreveram Carlos Sequeira e Osni Carfi, do BTG, em relatório.

Com a Dooca, a Locaweb reforça sua oferta no segmento de comércio eletrônico. A companhia de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, é uma plataforma de lojas virtuais focada em pequenas e médias empresas, que auxilia o lojista a criar, montar e gerenciar sua loja virtual e vender online. “Com a aquisição a Companhia, que já possui papel de destaque e liderança no segmento com a Tray, se consolida neste mercado que apresentou forte aceleração em 2020”, disse a Locaweb em comunicado.

A Dooca apresentou, em 2020, crescimento superior a 650% em números de clientes e uma receita anual recorrente (ARR) de R$ 5 milhões, vinda integralmente da assinatura de seu serviço.

O valor da operação é de R$ 26,5 milhões, sendo que, uma parte do valor será retida pela Tray como garantia e ser á liberada posteriormente se alguns critérios forem atendidos. O preço não inclui (múltiplo de 5,3x a receita passada) o o valor a ser pago em um eventual earn out pelo atingimento de metas predefinidas.

Já com a fintech Credisfera a Locaweb entra em uma modalidade de oferta nova, acdicionando a concessão de crédito aos lojistas que contratam os seus serviços de forma integrada a eles – o que permite, por exemplo, oferecer crédito com juros mais baixos. “A estratégia da Locaweb ao adquirir essa fintech é oferecer uma solução integrada unindo a capacidade tecnológica e inteligência de crédito da Credisfera, com a enorme base de clientes que utilizam as plataformas da Locaweb para venderem e receberem online”, informou a Locaweb em comunicado.

A transação foi fechada por R$ 26,6 milhões, com termos semelhantes aos da Dooca (e das outras aquisições da Locaweb). A Locaweb não deu informações sobre receita ou volume de crédito já disponibilizado pela Credisfera desde que foi fundada, em 2015.

OPINIÃO

Veja todas as opiniões