Depois de levantar R$ 2,75 bilhões em uma oferta de ações, a Locaweb abriu (a já bem aberta) carteira e anunciou a compra de duas empresas novas empresas: Credisfera e Dooca Commerce. Com as novas compras, a companhia chega a 3 aquisições em 2021 e soma 8 desde o IPO em fevereiro. Ainda não há informações sobre uma possível compra da RD Station.
“A Locaweb encerrou 4º trimestre de 2020 com uma posição de caixa líquido de R$ 378,2 milhões e levantou mais de R$ 2 bilhões em um follow-on há duas semanas. A Locaweb anunciou duas aquisições interessantes e não gastou nem 3% de sua munição financeira. E o ciclo positivo da companhia deve se manter com ela: integrando o Ibovespa em maio; começando a integrar os recentes M&As (tudo feito em uma questão de meses); e entregando mais aquisições”, escreveram Carlos Sequeira e Osni Carfi, do BTG, em relatório.
Com a Dooca, a Locaweb reforça sua oferta no segmento de comércio eletrônico. A companhia de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, é uma plataforma de lojas virtuais focada em pequenas e médias empresas, que auxilia o lojista a criar, montar e gerenciar sua loja virtual e vender online. “Com a aquisição a Companhia, que já possui papel de destaque e liderança no segmento com a Tray, se consolida neste mercado que apresentou forte aceleração em 2020”, disse a Locaweb em comunicado.
A Dooca apresentou, em 2020, crescimento superior a 650% em números de clientes e uma receita anual recorrente (ARR) de R$ 5 milhões, vinda integralmente da assinatura de seu serviço.
O valor da operação é de R$ 26,5 milhões, sendo que, uma parte do valor será retida pela Tray como garantia e ser á liberada posteriormente se alguns critérios forem atendidos. O preço não inclui (múltiplo de 5,3x a receita passada) o o valor a ser pago em um eventual earn out pelo atingimento de metas predefinidas.
Já com a fintech Credisfera a Locaweb entra em uma modalidade de oferta nova, acdicionando a concessão de crédito aos lojistas que contratam os seus serviços de forma integrada a eles – o que permite, por exemplo, oferecer crédito com juros mais baixos. “A estratégia da Locaweb ao adquirir essa fintech é oferecer uma solução integrada unindo a capacidade tecnológica e inteligência de crédito da Credisfera, com a enorme base de clientes que utilizam as plataformas da Locaweb para venderem e receberem online”, informou a Locaweb em comunicado.
A transação foi fechada por R$ 26,6 milhões, com termos semelhantes aos da Dooca (e das outras aquisições da Locaweb). A Locaweb não deu informações sobre receita ou volume de crédito já disponibilizado pela Credisfera desde que foi fundada, em 2015.
Jornalista com mais de 15 anos de experiência acompanhando os mundos da tecnologia e da inovação, com passagens pelo DCI, Sebrae-SP, IT Mídia e Valor Econômico. Fundador e Editor-Chefe do Startups.com.br.