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Investir em uma estratégia de marketing muitas vezes não está nas prioridades das startups, principalmente nas early stage. Para as que investem em branding, no entanto, há o desafio de não saber o que exatamente foi influenciado pela marca, por não ter métricas precisas para medir o resultado. E é de olho nessas dificuldades que chega ao mercado a Purple Metrics, com um software que coleta dados, mostra análises e sugere insights para fortalecer as marcas. 

A novidade é um spin-off da Brand Gym, empresa de branding para startups do Brasil, e foi criada pela fundadora da agência, Guta Tolmasquim, que agora se dedica 90% ao novo projeto. Uma rodada anjo (de valor não revelado) com empreendedores que têm essa dor de não conseguir medir branding deu o empurrão para a fundação da Purple em abril/21. Em tempo, Purple foi pensado pela união do azul (que representa o lado frio e calculista dos dados) com o vermelho (o lado criativo e passional de uma marca).

“No desafio de medir branding, percebi que não adianta só mudar a forma de fazer branding, mas também é preciso mudar a forma de medir. Pesquisando, descobri que as maneiras existentes no mercado estão relacionadas à mídia tradicional e não à digital. Foi aí que vi uma oportunidade”, conta Guta. 

As 5 perguntas-chave

Desenvolvida com uma metodologia própria, a 1ª versão de produto teve seu método de pesquisa validado por dois doutores (em inteligência artificial e em métricas de marketing) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O software é baseado em pesquisas com o consumidor e pode ser instalado no site da startup ou disparado por e-mail com 5 perguntas-chave, como se fosse um NPS de branding. As questões medem os seguintes atributos: identificação com a marca, relevância, elasticidade (se o cliente compraria outros produtos), preferência e força de marca. 

Os resultados podem ser acessados semanalmente, e uma vez por mês a equipe do Purple Metrics se reúne com cada cliente para analisar conjuntamente os dados coletados. “Como é difícil para as startups gastarem tempo e energia para medir branding, testar e validar uma metodologia, criamos um produto simples e fácil de usar”, afirma Guta.

Guta Tolmasquim, fundadora da Purple Metrics e da Brand Gym

Validar e tracionar

Com a solução no mercado, o próximo passo da Purple Metrics é entender como validar e tracionar o produto. Segundo Guta, assim que esse mistério for solucionado, a empresa estará pronta para uma rodada de captação com investidores institucionais. A expectativa é que isso aconteça ainda este ano.

Sem revelar quantos clientes já usam o Purple Metrics, Guta conta que o perfil deles são empresas de tecnologia e do mercado financeiro, sendo que a maioria já captou pelo menos uma série A e possui uma área de marketing bem estruturada.

Nos planos de expansão, além de atrair mais usuários, a empresa pretende coletar os dados de outros canais das marcas, como integrar a solução a um aplicativo e ao Linktr.ee de redes sociais das startups. Também está previsto acrescentar mais perguntas-chave à metodologia.

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