A Lentesplus.com, startup colombiana especializada em lentes de contato, acaba de receber um aporte de R$ 46 milhões do fundo IGNIA, do México, com participação de DG Ventures (Japão), Empire Group (Hong Kong), Fen Ventures (Chile), Palm Drive (Nova York).
Fundada em 2014 por Jaime Oriol e Diego Mariño, a companhia opera como um e-commerce de produtos para a saúde visual como colírios e lentes de contato. O objetivo é levar mais facilidade e segurança para os clientes no Chile, México, Colômbia, Argentina e, agora, no Brasil.
“Desde o início estávamos de olho no Brasil, por ser o maior mercado da América Latina. Mas sabíamos que esse é um mercado diferente, que já tinha vários concorrentes, e precisaríamos de uma estratégia agressiva para entrar no país”, diz Jaime, que divide o posto de diretor-executivo com o sócio.
A solução foi adquirir, por um valor não revelado, 100% da Newlentes, startup brasileira que também oferece um e-commerce para os usuários de lentes de contato e outros produtos da categoria ótica. Com a integração, a Lentesplus.com contará com o público e a infraestrutura da Newlentes (escritório e equipe) para desenvolver sua estratégia de crescimento nacional.
“Um grande desafio para operar no Brasil é a questão de cultura, que diferente dos outros países que já estamos inseridos. A Newlentes já está nesse mercado há mais de 10 anos, e traz toda sua expertise, visão de negócio e relacionamentos com o público”, observa Jaime.
O aporte
“A América Latina está em um momento bom em termos de investimentos de fundos internacionais e da própria região”, afirma Jaime. E é verdade. As Startups latinas movimentaram US$ 1,4 bilhão só em novembro, de acordo com relatório da plataforma SlingHub.
Desde sua fundação, a Lentesplus.com já recebeu US$ 23 milhões em financiamento. A série B chega para viabilizar a compra da Newlentes e continuar a expansão na América Latina, com um olhar especial para o Brasil. A companhia pretende investir em marketing para atrair novos clientes e explorar novas linhas de negócio para aumentar o portfólio.
A ideia é entrar na parte de lentes e armações para óculos. “Diferente das lentes de contato, os óculos pedem uma experiência física, de tocar na armação e colocá-la no rosto”, diz Jaime. Por esse motivo, em 2022 a startup pretende abrir de 40 a 50 óticas próprias em todos os países onde atua. Segundo o executivo, boa parte das unidades será no Brasil. “Isso nos ajudará a oferecer uma solução completa para o consumidor, para aquele que já está satisfeito com o e-commerce e os que querem experimentar o produto pessoalmente.
A startup, que normalmente cresce a uma taxa de 100% ano a ano, espera crescer 200% em 2021, e manter esse índice nos próximos anos. Jaime disse ter planos futuros para levar a Lentesplus.com para outros países latinos, como Peru e Equador e, possivelmente, para a Espanha, onde nasceu. No entanto, o principal agora é impulsionar o negócio onde já atua. “O país mais importante da América Latina que faltava para nós era o Brasil. Agora, queremos nos consolidar e diversificar o produto”, finaliza Jaime.