Nos dias 29 e 30 de março, a gigante do Vale do Silício Y Combinator promove o seu 34º Demo Day, evento que ocorre duas vezes por ano. A iniciativa serve como uma vitrine para que as startups aceleradas no programa mais desejado do mercado apresentem seu negócio para centenas de investidores. No final, podem sair com potenciais clientes e uma possível investida.
O evento virtual será transmitido ao vivo pelo Zoom e contará com a participação de fundadores de startups de 43 países e dos mais variados setores. Cada um deles deverá apresentar a sua empresa em apenas 1 minuto.
Nesta edição, das 259 companhias participantes, 6 são latino-americanas, 1 argentina (a fintech Rebill) e 5 brasileiras (todas de São Paulo). Lembrando que no último evento, em agosto passado, 12 startups tupiniquins participaram, configurando a maior turma de startups do país no evento desde sua criação, em 2005. Desde então, a YC investiu em mais de 3 mil empresas mundo afora, que juntas somam mais de US$ 400 bilhões.
Confira quais startups do país estarão no 34º Demo Day:
1- Pantore
A plataforma da startup funciona como uma compra coletiva para restaurantes, conectando-os diretamente a atacadistas. Dessa forma, ela consegue negociar descontos e reduzir os gastos dos mesmos.
2- Vobi
Ferramenta de gestão de projetos para pequenas e médias empresas de arquitetura e construção civil, garantindo uma economia de até 50% do tempo gasto na atividade. Recentemente recebeu um aporte de R$ 7 milhões em rodada liderada pela própria Y Combinator.
3- BotCity
Startup de programação e robótica cuja ferramenta permite a times de tecnologia criar automações personalizadas e em qualquer plataforma. Em dezembro/21 recebeu um seed de R$ 15 milhões coliderado pela Astella Investimentos e o SoftBank Latin America Fund.
4- Lexter.ai
O sistema da startup busca reduzir a burocracia nos setores jurídicos de companhias. Seu algoritmo consegue ler, grifar e sugerir alterações em contratos, sejam eles antigos ou ainda em negociação.
Em integração com os serviços de lojistas, a fintech oferece um sistema que preenche automaticamente os dados do cliente na hora de fechar compras, o famoso check out. O modelo de negócios da empresa funciona com cobranças nas transações. No início do ano levantou R$ 4 milhões pela Iporanga Ventures.