fbpx
Compartilhe

A EXT Capital nasceu para ajudar startups de alta performance e maior destaque do portfólio da DOMO Invest a irem mais longe. O negócio prevê investir R$ 100 milhões até o fim deste ano, oferecendo planejamento financeiro, estruturação e coinvestimento em financiamento de dívida e rodadas série A em diante.

Ao longo de 7 anos de história, a DOMO criou 3 famílias de fundos e investiu em quase 100 startups – e mais da metade viu seu faturamento crescer acima de 3 vezes desde o aporte. Com o sucesso da operação, veio a necessidade de capital adicional para dar continuidade aos investimentos.

Daí veio o spin-off EXT Capital, que terá um processo de decisão independente da empresa-mãe. O objetivo é trazer a confiança dos relacionamentos construídos na gestora para se estabelecer como uma nova parceira em busca de investimentos para as startups, além de coinvestidora do ecossistema. As empresas atuarão de forma independente, embora atuem em parceria em alguns investimentos.

“Acreditamos que parceria é a palavra-chave desse ecossistema empreendedor e nunca houve tantas boas oportunidades de investimentos no setor. Por isso, a EXT irá trabalhar em conjunto com os diversos players para viabilizar novas rodadas e permitir que as startups investidas continuem a prosperar, conciliando crescimento acelerado e sustentabilidade em seus modelos de negócio”, afirma Gabriel Sidi, cofundador da DOMO Invest e, agora, cofundador da EXT Capital, em nota.

Segundo o executivo, os empreendedores terão na EXT Capital um parceiro confiável com experiência nesse estágio subsequente em que se exige cada vez mais maturidade no modelo de negócio, assim como governança e criatividade financeira. Gabriel vinha atuando como managing partner da DOMO Invest e fará uma transição da sua posição para se dedicar integralmente ao novo negócio.

“Na DOMO, vínhamos atuando ativamente na estruturação de operações de dívida junto às startups, mas sem a capacidade de trazer a oportunidade de investimento para nossos LPs. Agora, com a nova formatação, teremos capacidade de também fazer parte das operações, o que traz um alinhamento enorme ao mercado”, completa Gabriel.

Gabriel Sidi, cofundador EXT Capital
Gabriel Sidi, cofundador da EXT Capital (Foto: Divulgação)

Os negócios da DOMO

No último ano, sob a liderança de Gabriel Sidi e de Alberto Rossi, as startups da DOMO Invest receberam capital de fontes como Itaú BBA, Santander, BTG e BB, além de gestores independentes como Brazil Venture Debt, Riza Capital, ARC Capital, Empírica e CDP.  

“Há quase 10 anos venho atuando no mercado de Venture Capital e chegou a hora de estar mais à frente ainda da tomada de decisão. Este é um momento de maturidade e muita expectativa perante aos nossos investidores e aos founders”, diz Alberto Rossi. Além de Gabriel e Alberto, o time da EXT Capital inclui Vasco Henriques de Almeida, que conta com experiência em estruturação de dívidas e relacionamento com diversas assets de crédito.

O processo de transição da DOMO Invest para EXT Capital ocorrerá pelos próximos 6 meses. Gabriel continuará se dedicando a trazer oportunidades mais específicas e investimentos em startups que já deram certo, diminuindo riscos e potencializando resultados.

LEIA MAIS