A Mosaico, dona dos sites Zoom, Bondfaro e Buscapé, entrou nesta semana com um pedido de abertura de capital na B3. O prospecto preliminar não indica o valor das ações, mas a expectativa é levantar R$ 340 milhões.
A maior parte dos recursos (85%) será usada na operação, para ampliar a participação da companhia no mercado de comércio eletrônico. O restante (15%) será usado para quitar um financiamento contraído junto ao BTG para a compra do Buscapé ano passado.
A oferta tem como coordenador líder o próprio BTG Pactual e conta também com a participação do Itaú BBA, Goldman Sachs e JP Morgan.
A Mosaico lançou o comparador de preços Bondfaro em 1999. Em 2006 o site se juntou ao Buscapé – passando a fazer parte da Naspers quando ele foi comprado pelo grupo sul-africano. Em 2007, veio um novo comparador de preços, o Zoom. Ano passado a companhia comprou o Buscapé e o Bondfaro da Naspers, passando a ter três sites.
A operação foi feita com o BTG no modelo de venture debt e se tornou a principal referência desse tipo de operação no Brasil até o momento.
Nos últimos anos, a atuação do Zoom já tinha mudado de um comparador de preços voltado aos consumidores, para ser tornar um gerador de demanda para o varejo.
Entre janeiro e junho a companhia diz ter recebido 450 milhões de visitas em suas propriedades, com quase 40 milhões de visitantes únicos. O volume total de vendas gerados foi de R$ 1,87 bilhão, valor próximo aos R$ 1,89 bilhão movimentados em todo o ano de 2019. A expansão foi resultado do crescimento orgânico e da incorporação do Buscapé. A companhia é lucrativa desde 2014.
Em termos de receita, o valor bruto foi de R$129 milhões em 2019, representando um crescimento de 41,2% na comparação com 2018. No segundo trimestre, o valor chegou a quase R$ 67 milhões, avanço de 220,75% em relação ao mesmo período de 2019.
“Nós ajudamos nossos usuários por toda sua jornada de consumo, desde a descoberta do produto que se encaixa no seu desejo e necessidade, a escolha do melhor lugar para comprar entre mais de 500 lojas parceiras, até o final da sua jornada, garantindo que seu produto chegue conforme esperado. Nossa plataforma dispõe de um vasto sortimento de produtos, tendo atingido 40 milhões de ofertas em junho de 2020 em mais de 1,4 mil categorias de produtos incluindo eletrônicos e eletrodomésticos, produtos de beleza e saúde, móveis e decoração, moda e acessórios, artigos esportivos, suplementos alimentares e calçados, entre outros”, diz a Mosaico em seu prospecto.