fbpx
Compartilhe

A Vórtx, infratech que oferece soluções de backoffice para o mercado financeiro, comprou 51% da startup Basement, um SaaS criado para facilitar a gestão societária e o compartilhamento do equity nas empresas. Pelos termos do contrato, de valor não revelado, a plataforma manterá sua marca, fundadores e equipe.

Segundo a Vórtx, a integração vai gerar mais valor para sua base de clientes e impulsionar o desenvolvimento de soluções que destravem a liquidez para empresas de capital fechado. “Basement e Vórtx compartilham a mesma visão de descomplicar o mercado de capitais. A aproximação das empresas é muito natural e a companhia entra para nosso ecossistema de forma muito complementar às nossas soluções”, afirma Juliano Cornacchia, cofundador e diretor-executivo da Vórtx, em comunicado.

Fundado em 2019 por Frederico Rizzo e Daniel Sousa a partir de uma divisão dos negócios da plataforma de quity crowdfunding Kria, o Basement atua em duas frentes: criação e gestão de programas de incentivos de longo prazo (ILPs), como os de stock options, e controle de participações societárias. A aquisição marca a saída de seus mais de 300 investidores, que entraram na empresa via equity crowdfunding. A startup atende mais de 200 clientes, incluindo RD Station, SmartFit, Mais Mu e a fintech Cora.

“Foi principalmente a convicção compartilhada de que haverá um mercado mais líquido e eficiente para empresas não listadas que despertou nosso interesse em somar forças com a Vórtx”, explica Frederico, em nota. “Vamos acelerar nosso crescimento pegando carona em uma startup também dedicada à infra-estrutura do mercado financeiro, com ativos muito complementares aos do Basement”, completa.

Com o apoio da Vórtx, o Basement pretende oferecer seus serviços a empresas de capital aberto, mirando inicialmente em companhias pré-IPO. A startup também quer criar uma plataforma que permita a negociação de participações em empresas de capital fechado no mercado secundário. Em 2 anos, os fundadores da Basement devem se tornar sócios da Vórtx, com participações determinadas por métricas de resultado.

Essa é a 2ª aquisição da infratech desde março do ano passado, quando a companhia recebeu uma série B de R$ 190 milhões liderada pela FTV Capital. Na semana seguinte ao aporte, a startup anunciou a compra da Simplific Pavarini, de serviços fiduciários.

LEIA MAIS