fbpx
Compartilhe

O hub de inovação Onovolab anunciou que vai lançar um centro na cidade de Porto Alegre (RS), em seu primeiro movimento de expansão fora da região Sudeste. O centro em questão será lançado em junho em parceria com a família Martins, atuante nos segmentos de aço e plástico. A ideia é que o novo hub seja o local de trabalho de mais de 500 pessoas.

O acordo inclui a ocupação do Centro Empresarial DNA do Aço, que fica no bairro de São João, ao lado do aeroporto da capital gaúcha. Além disso, os empresários devem fazer um investimento no projeto, de valor não divulgado.

A aproximação entre a liderança do Onovolab e os Martins, tradicional família de Caxias do Sul, se deu antes da pandemia. Os empresários estavam em uma agenda de negócios no interior de São Paulo, e visitaram a sede do centro de inovação em São Carlos (SP). “Depois desta visita, [o empresário Zeca Martins] se apaixonou pelo que fizemos e quis trazer isso para o Rio Grande do Sul”, diz Anderson Criativo, CEO do Onovolab.

Apesar do interesse dos Martins, as tratativas desaceleraram por conta da Covid-19. “Com o início da expansão, retomamos o contato e a conversa fluiu”, acrescenta. O novo centro deve focar na resolução de desafios de inovação de empresas ao unir a expertise de startups, grandes empresas de tecnologia e o mundo acadêmico.

“O trabalho é o mesmo que o [dos outros hubs Onovolab]. Muda o local, mas os serviços são nacionais e tudo o que fazemos para empresas como Cargill, Mapfre, Ambev, vamos fazer [em Porto Alegre] também”, ressalta o empreendedor. “A ideia é transformar o Onovolab num polo que as empresas do Rio Grande do Sul possam procurar para resolver seus desafios de inovação.”

Segundo o CEO, existe ainda a possibilidade de criar um segundo hub, também com envolvimento dos Martins, em Caxias do Sul. A cidade é sede de empresas como a Randon, que através da Randon Ventures quer desenvolver a região como um importante centro de excelência em inovação para o setor de transportes.

A expansão do Onovolab

O anúncio do hub de Porto Alegre é o mais recente movimento do plano de expansão do Onovolab, iniciado em fevereiro com um investimento da de R$ 25 milhões da cooperativa de crédito Sicoob Credicitrus. A parceria com a empresa, que mais de R$ 8,7 bilhões em ativos sob gestão, e presença em mais de 110 cidades em São Paulo e Minas Gerais, prevê o lançamento de dois hubs.

O primeiro centro, em Ribeirão Preto (SP), deve ser inaugurado este mês. O foco será será inovação voltada aos segmentos de agronegócio, saúde e inteligência artificial, além de inovação aplicada ao cooperativismo, com uma cooperativa de startups entre os projetos no pipeline. O segundo, em Bebedouro (SP), é um experimento social em que o centro se propõe a cumprir um papel de transformação da comunidade local.

Outro movimento recente é a parceria do Onovolab com a Lupo, para o lançamento de um hub de inovação em Araraquara (SP), que deve apoiar as iniciativas digitais da empresa têxtil, além de gerar oportunidades de inovação no varejo. O acordo anunciado em fevereiro prevê um investimento, além da ocupação de um prédio da fabricante de meias, roupas íntimas e moda esportiva que no passado abrigou uma rádio.

LEIA MAIS