fbpx

Enjoei define faixa de preço de ações e fica mais perto de ser primeiro IPO do mercado de venture capital brasileiro

enjoei
Compartilhe

Pouco mais de um mês depois de apresentar seu pedido de abertura de capital, o Enjoei definiu a faixa de preço em que pretende começar a vender suas vendas na bolsa brasileira: entre R$ 10,25 e R$ 13,75. Isso significa que o site de venda de roupas usadas pode levantar entre R$ 986 milhões e R$ 1,3 bilhão.

Levando em consideração lotes extras de ações, a oferta pode render quase R$ 1,8 bilhão. A precificação final está prevista para o dia 27.

A listagem do Enjoei é um marco para o mercado de venture capital brasileiro por representar a primeira companhia que fez o ciclo completo de investimento de venture capital a estrear na bolsa brasileira.

A expectativa é que mais ofertas aconteçam daqui por diante já que o mercado e as empresas amadureceram muito nos últimos anos.

A Bela e as Feras

Nascido em 2009, o Enjoei tem como acionistas os fundos Bessemer (18,2%), Monashees (15,7%) Ithaca (12,1%) e Dynamo (8,8%). Com a venda das ações, as fatias devem cair para 2,27% e 4% no caso da Bessemer e da Monashees.

O Enjoei opera no prejuízo. Pelos números apresentados em seu prospecto, a companhia registrou nos primeiros sete meses de 2020 perda de R$ 4,5 milhões. O montante foi inferior aos R$ 6,75 milhões registrados no mesmo período do ano passado. A redução foi resultado do aumento na receita líquida, que chegou a R$ 37 milhões, contra R$ 27,4 milhões um ano antes.

O Ebitda de janeiro a julho ficou positivo em R$ 218 mil, uma reversão ao resultado negativo de R$ 4,4 milhões registrado no mesmo período de 2019.

Os números do momento não desanimaram os investidores [para a minha surpresa], que compraram a proposta de crescimento futuro da companhia. Alguns elementos contribuíram para isso:

– O Enjoei atua no modelo de marketplace (com pessoas físicas colocando seus itens para serem vendidos), um formato que tem ganhado força com os investimentos do Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza outros varejistas.

– Em junho, quase um terço das compras foram feitas por pessoas que já fizeram mais de 30 compras no site;

– A fatia que o Enjoei pega nas transações (take rate) está na faixa de 30%, o que foi considerado saudável.

Com “o mercado” interessado em produtos e serviços digitais e buscando uma nova ação pra chamar de Magalu, a tendência é que o IPO saia bem.

LEIA MAIS