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A Rock Content fez uma nova compra na gringa. A startup agora é dona da WriterAccess, plataforma norte-americana de marketplace para produtores de conteúdo.

Com a aquisição, adiantada com exclusividade para o Startups, a empresa expande a sua rede global de talentos e traz para sua carteira cerca de 2 mil clientes – entre eles marcas como Oracle, Cisco, Bank of America, DHL – e mais de 500 agências.

Apesar dos nomes grandes, a Rock Content não deu números de faturamento da WriterAccess, nem do valor desembolsado na compra. Contudo, vale lembrar que em outubro do ano passado a empresa mineira engordou seu caixa com US$ 30 milhões, em uma rodada série B liderada pela Unbox Capital, com participação da Provence Capital, Crescera Capital e BTG Pactual, através do High Growth Opportunities Fund.

A aquisição chega para ampliar o leque de produtos da empresa, mirando clientes que buscam produtores e estrategistas de conteúdo em um formato mais self-service, segundo o CEO da Rock, Diego Gomes.

“A WriterAccess é uma arma secreta de marcas que buscam escalar sua produção de conteúdo com eficiência e qualidade, em uma forma fácil e simples. Foi uma adição natural ao nosso portfólio”, explica o CEO.

Plataforma para empoderar CMOs

Para a Rock Content, a força da plataforma da WriterAccess é oferecer ferramentas de trabalho para empoderar CMOs para tirar suas estratégias de conteúdo do papel, através de tecnologias como AI e algoritmos avançados. Por exemplo, um dos recursos da ferramenta é o de analisar a linha de comunicação utilizada por uma marca, e indicar os redatores mais adequados para o trabalho.

Na visão de Diego, é uma abordagem consideravelmente diferente do que é conhecido pela maioria dos clientes brasileiros da Rock. Neste caso, ela é focada em empresas e profissionais de marketing que buscam serviços de forma mais autônoma, sem a necessidade de um acompanhamento consultivo mais detalhado – e aí reside um grande potencial de buscar um novo público.

“Hoje atendemos diversos clientes de médio e grande porte. Com sua plataforma, a WriterAccess consegue atender um grande volume de clientes de pequeno porte. É uma maneira de chegar em novos clientes, e depois vamos escalando na suíte de serviços”, avalia Diego.

Diego Gomes, CEO da Rock Content - Startups
Diego Gomes, CEO da Rock Content

Inicialmente, a WriterAccess permanecerá como um produto standalone no portfólio da empresa, e será integrada à suíte de serviços da Rock nos próximos trimestres – segundo Diego, a integração de backoffice (finanças e RH) já foi concluída, mas a parte de produto será gradual.

Quanto aos cargos, o founder e CEO da WriterAcess, Byron White, ficará como líder de marketing da Rock Content no mercado norte-americano, e a líder operacional da empresa, Heather White, será a head da marca WriterAccess dentro do portfólio da empresa-mãe.

Educação e evento global

A compra da WriterAcess também se alinha com os planos da Rock Content em se consolidar como um player de educação no marketing. Ambas as empresas possuem programas voltados à capacitação de profissionais de marketing e freelancers criativos. Aliás, a WriterAccess é detentora da Content Marketing Conference (CMC), evento global que agora será a conferência oficial da Rock Content.

Neste esforço, a Rock Unversity, plataforma de ensino que oferece cursos em inglês, português e espanhol, terá seus conteúdos absorvidos pela plataforma da WritersAccess. E quanto à conferência, a expectativa do CEO da Rock é fazê-la no próximo ano em um formato híbrido (presencial e digital) e trilíngue (português, espanhol e inglês).

“Acreditamos que o marketing pode impactar positivamente o mundo, e os melhores programas de marketing tornam melhor a sua audiência ao entregar conteúdos relevantes às suas vidas. Nós acreditamos nesta abordagem, e trabalharemos para trazer oportunidades e educação aos nossos profissionais criativos em todo o mundo”, afirma Diego.

A máquina de aquisição de clientes da Rock Content

Esta é a segunda compra da Rock Content no mercado norte-americano. Em 2019, a empresa levou a ScribbleLive, em um movimento que rapidamente a posicionou como um player de presença no mercado de conteúdo para marcas nos Estados Unidos, passando a atender clientes como Red Bull, Cisco, FedEx, Dell, Reuters, Deloitte e American Express.

Inclusive, segundo destaca Diego Gomes, em pouco mais de dois anos a empresa teve um crescimento de 10 vezes no país e hoje 60% dos clientes da Rock estão em território ianque. No entanto, ele não deu detalhes sobre a receita geral da empresa, embora afirme que ela ainda não chegou na marca dos três dígitos de milhões de dólares.

A chegada da nova aquisição dá um gás para acelerar o crescimento na receita, especialmente com a criação de “novos tentáculos” para expandir sua clientela. Nas palavras da própria Rock Content, a WriterAccess possui uma ” máquina única de aquisição de clientes”, que fará parte de uma suíte muito mais completa de produtos.

“Hoje temos uma oferta bem horizontal de produtos, da criação de conteúdos, até a publicação e gerenciamento. Queremos atrair clientes a partir de suas necessidades, para depois crescer a partir do cross-selling”, detalha Diego, apontando que hoje mais da metade dos clientes da empresa já contratam mais de um produto no portfólio.

A suíte da Rock atualmente conta com produtos como o Visually, marketplace voltado à conteúdos gráficos; Ion, uma plataforma voltada a conteúdos interativos; e o Stage, uma plataforma de gerenciamento para hospedagens no WordPress. Entretanto, Diego afirma que sua companhia pode não parar por aí.

“Estamos sempre observando outras áreas de profissionais de conteúdo. É uma possibilidade buscar [leia-se adquirir] outras empresas com diferentes propostas”, dispara, inclusive adiantando a chance de uma série C em 2023. “Não é uma certeza, pois no mercado atual não é prudente dar uma data certa. Mas é uma possibilidade”, finaliza.

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