fbpx
Compartilhe

O Google for Startups Brasil selecionou mais 8 empresas para receber investimento de seu Black Founders Fund – que tem R$ 5 milhões para investir em startups em estágio seed fundadas e lideradas por pessoas negras no Brasil.

A nova leva inclui as empresas AfroSaúde, Certdox, Diáspora.Black, Gestar, Inventivos, Prol Educa, Trakto e UnicaInstancia. Das 8, 4 vêm de estados do Nordeste: AfroSaúde e Inventivos, da Bahia; Prol Educa, de Pernambuco; e Trakto, de Alagoas.

Com o grupo, o fundo soma 17 investidas desde que foi lançado, em setembro de 2020. A expectativa é chegar a 30 até o fim de 2021.

“Quem, assim como eu, atua no mercado de startups há bastante tempo, reconhece que há enormes barreiras ao sucesso de empreendedores negros e negras, algumas visíveis e outras invisíveis. Nosso principal objetivo com o Black Founders Fund é ampliar a diversidade no ecossistema de inovação e apoiar empreendedores que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento, mas que hoje não têm acesso ao capital necessário”, disse André Barrence, diretor do Google for Startups na América Latina, em comunicado.

O que fazem as novas investidas

  • AfroSaúde: Healthtech de impacto social focada em desenvolver soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra.
  • Certdox: Plataforma de simplificação e aceleração do processo de contratação de crédito, facilitando a concessão das operações pelos agentes de financiamento.
  • Diáspora.Black: Marketplace de turismo, hospedagens, cursos e experiências que valorizam a história e a cultura afro.
  • Gestar: Femtech que conecta profissionais da saúde materno infantil a famílias, promovendo uma rede de apoio ativa para que mais mulheres conquistem uma gestação e maternidade com desfechos positivos.
  • Inventivos: Plataforma de educação e networking em comunidade com micro-formações para criativos, ativistas e empreendedores.
  • Prol Educa: Plataforma de oferta de vagas que não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas por um valor mais acessível.
  • Trakto: Ferramenta online de edição e produção de artes para redes sociais, sites, e outras peças de marketing digital.
  • UnicaInstancia: Plataforma de mediação online que usa dados para adiantar indenizações de empresas de serviços, como telefone e luz, democratizando o acesso ao Direito do Consumidor.

LEIA MAIS