fbpx
Compartilhe

Tesla, MicroStrategy e Mercado Livre vão ganhar companhia nos próximos 2 anos. Isso porque o número de empresas usando criptomoedas deve aumentar nos próximos anos. De acordo com a consultoria Gartner, 20% dos grandes negócios globais usarão moedas digitais como forma de pagamento até 2024, seja para armazenar valor para operação (stored values) ou criar garantias digitais (collateral) para uso em longo prazo. 

“O aumento da aceitação de criptomoedas em plataformas tradicionais de pagamento e a ascensão das moedas digitais vão incentivar várias das grandes empresas a incorporar este tipo de ativo em suas aplicações nos próximos anos”, disse Avivah Litan, vice-presidente do Gartner, em comunicado. Segundo o executivo, as moedas digitais serão usadas principalmente na parte de pagamentos, gestão de reserva de valor e para promover investimentos de alto rendimento a partir de aplicações de financiamento descentralizado.

Analistas do Gartner recomendam que antes de adotar as criptomoedas os líderes de finanças avaliem os potenciais riscos dos ativos para garantir transações digitais empresariais seguras e eficientes. Também precisam avaliar as diferentes opções de uso das moedas digitais, com base em seus elementos jurídicos, tecnológicos e estratégicos, que muitas vezes demandam uma equipe habilitada para monitorar e reagir às orientações regulatórias contínuas dessas aplicações.

Quem já usa

A Tesla é um dos gigantes que já investe nas criptomoedas. Em dezembro, Elon Musk anunciou que a montadora de carros elétricos vai aceitar dogecoin como forma de pagamento por seus produtos de merchandising, como roupas, fivelas de cintos e canecas. Até o Starbucks e a Pizza Hut entraram na onda. Em alguns países, como El Salvador, os clientes já podem pagar a pizza ou o cafezinho com bitcoin.

No ano passado, o PayPal liberou pagamentos com bitcoin, ethereum e litecoin no Reino Unido. A Amazon disse estar à procura de um líder de produto da moeda digital e blockchain, gerando burburinho de que a equipe de pagamentos da companhia estivesse avaliando a possibilidade de os clientes usarem criptomoedas para pagar seus pedidos.

O que impulsiona a adoção

Segundo o Gartner, a estimativa de adoção mais ampla das moedas digitais até 2024 é, em partes, guiada pelo “ambiente já saudável de fornecedores de serviço e soluções prontas para uso disponíveis para grandes empresas”.

A companhia destaca que muitos bancos, plataformas de pagamento, gestores de ativos digitais institucionais e fornecedores de carteiras de investimento já fizeram o trabalho pesado para desenvolver uma aplicação de blockchain customizada, abrindo espaço para que grandes empresas tenham um mínimo de atrito na implantação de suas próprias aplicações de moeda digital.

“Sempre houve apelo teórico no uso de blockchain e moedas digitais como meio de reduzir custos, aumentar a velocidade do processamento de transações, alcançar novos consumidores globais, ir em direção a contabilidade e auditoria contínuas e criar um ambiente livre de erros e fraudes,” diz Alexandre Bant, chefe de pesquisa no Gartner Finance, em comunicado. “Agora, com governos em todo o mundo começando a criar regulamentação sobre o tema, abre-se um potencial caminho para mais bancos centrais aceitarem moedas digitais. Com isso, nós podemos ver uma trajetória em que o uso de moedas digitais pode estar mais previsível e estável no futuro”, completa.

Outros fatores podem tornar as moedas digitais mais comuns no mundo corporativo. Entre eles, a proteção contra a inflação global, que incentiva empresas a explorar os ativos como fonte de armazenamento de valor para uma parte de suas reservas, maior clareza regulatória, melhorias no uso de energia e adoção por funcionários, consumidores e fornecedores.

LEIA MAIS