O Grupo DB1 é um dos nomes mais badalados no mercado de TI nacional – e internacional também. Em ritmo de expansão através de aquisições, o conglomerado paranaense de empresas de TI anunciou seu terceiro M&A em um ano, adquirindo a startup Smarppy, especializada em consultoria, formação profissional e desenvolvimento de software para pequenas empresas.
Com a aquisição, de valor não revelado, os 20 colaboradores da startup agora integrarão o time de TI do Grupo DB1. O plano da empresa-mãe é que, com o apoio e a sua estrutura internacional, as soluções da Smarppy atinjam mais clientes na sua faixa de atuação (pequenas e médias empresas).
Tal atuação foi decisiva para definir o M&A. De acordo com fundador e presidente da DB1, Ilson Rezende, justamente por essa frente pontual que a empresa já tem no mercado, com a aquisição, o grupo pretende potencializar o que a Smarppy já vem fazendo.
“Nossa intenção é ampliar a atuação para outras regiões, e ajudar empresas e empreendedores que hoje não conseguem transformar suas ideias em realidade porque não conseguem contratar programadores, fornecendo soluções com preço mais competitivo, e ainda atrair e acelerar a formação de mão de obra altamente qualificada para suprir ambas as empresas”, afirma.
Atualmente, a Smarppy possui em seu quadro de trabalho professores da área, com ampla experiência no apoio e execução de hackatons com universidades, o que, de acordo com a própria empresa, tem ajudado na atração e formação profissional para a área de tecnologia da informação.
Crescimento evidente
Como já falamos no começo do texto, a compra da Smarppy é a terceira que o Grupo DB1 fez nos últimos 12 meses. As outras duas foram por meio do Anymarket, seu hub de integração para marketplaces: de olho em expandir internacionalmente, a companhia comprou no ano passado as startups Sagal, hub líder de integrações de marketplaces do Uruguai, e a Centry, do Chile.
Sediada em Maringá e com mais de 23 anos de mercado, o Grupo DB1 reúne outras marcas como as fintechs Consignet, Mixtra e Ducz, assim como a plataforma de conciliação Koncili e a solução de atendimento ao cliente Predize.
A empresa também divulgou esta semana seus resultados de 2022, anotando um faturamento de R$ 144 milhões, alta de 25,21% frente a 2021.