Menos de duas semanas depois de anunciar uma rodada de R$ 500 milhões, a Gupy volta aos holofotes com um movimento relevante. A hrtech fechou a compra da Kenoby, sua principal concorrente na área de recrutamento e seleção. O valor do negócio não foi revelado. Com a operação, a equipe da Kenoby será incorporada à da Gupy e o produto deixará de existir com seu nome original.
A Kenoby foi criada em 2015 e tinha 100 funcionários. A companhia tinha levantado R$ 23 milhões em uma captação de dívida com a Brasil Venture Debt em 2019 e fez uma rodada de R$ 20 milhões com a Astella em 2020.
É a 2ª aquisição feita pela Gupy. A 1ª foi a da Niduu, que colocou a hrtech na área de treinamentos. A compra faz parte da estratégia de consolidação do mercado apresentada pela Gupy para a captação liderada pela SoftBank e pela Riverwood.
O plano é criar uma oferta completa para departamentos de recursos humanos. “É um setor que demanda consolidação. Os clientes amam isso. É muito mais fácil ter um único fornecedor”, disse Mariana Dias, cofundadora e presidente da Gupy, ao Startups no fim de janeiro.
Com a incorporação da Kenoby, a Gupy passa a ter mais de 2,3 mil clientes, 36 milhões de usuários, e espera chegar à marca de 80 mil vagas publicadas por mês. Com a incorporação da Kenoby, a Gupy passa a ter 600 funcionários. A meta para o ano era chegar à marca de 700.
Em termos de desempenho financeiro, o objetivo é manter o ritmo de crescimento dos últimos anos, dobrando o resultado. A Gupy não revela valores, mas o Startups apurou que ela já está com um porte semelhante ao da RD Station, que tinha receita projetada de R$ 206 milhões para 2021 quando foi comprada pela Totvs no começo de 2021.
Hoje a Gupy tem um net dollar retention de 120%. Isso significa que se não fizer nenhuma venda nova fora da base, ou seja, não trouxer nenhum nome novo, ela cresce 20%. A retenção de clientes está bem abaixo do mercado de software como serviço, em 1%, contra 5%. “Ouvimos dos fundos que somos a empresa de SaaS que mais cresce no Brasil. Achamos que somos uma das 3”, brincou Mariana, no começo de janeiro.
Jornalista com mais de 15 anos de experiência acompanhando os mundos da tecnologia e da inovação, com passagens pelo DCI, Sebrae-SP, IT Mídia e Valor Econômico. Fundador e Editor-Chefe do Startups.com.br.