A Kavak, plataforma online de compra e venda de carros, anunciou oficialmente a sua entrada no mercado do Oriente Médio. O unicórnio mexicano está lançando operações nos Emirados Árabes Unidos, Omã e Arábia Saudita, como o primeiro passo de seus planos de expansão para o Oriente Médio, resultante de um investimento de mais de US$ 130 milhões.
Para a chegada no novo mercado, a Kavak realizou uma fusão com a empresa local Carzaty, utilizando a infraestrutura da companhia fundada em Omã para estabelecer o seu modelo de negócios no país e nos Emirados Árabes. Marwan Chaar e Hassan Jaffar, cofundadores da Carzaty, passam a assumir a posição de co-CEOs da Kavak no território.
A operação começará com 120 funcionários e um inventário de 500 veículos, distribuídos em 3 centros logísticos, localizados nas cidades de Dubai e Mascate, capital de Omã. A partir desta estrutura, a Kavak está montando seus centros de recondicionamento de automóveis, com capacidade de processar 1,5 mil carros por mês.
Já na Arábia Saudita, a Kavak irá desembarcar com uma operação orgânica, onde contratará mais de 500 funcionários, além de estabelecer duas operações em Riad, capital do país.
Segundo destacou a Kavak em comunicado à imprensa, a expansão da startup no Oriente Médio permitirá à empresa adaptar suas soluções para atender às necessidades da população local, que terá ao seu alcance uma experiência tecnológica inovadora.
Para o CEO do unicórnio, Carlos Garcia Ottati, a chegada aos países do Golfo desencadeará uma “revolução regional” na indústria de carros usados. “À medida que continuamos nossa expansão internacional em mercados emergentes, a Kavak trará muitas oportunidades de trabalho, bem como o compromisso de investir fortemente em todos os mercados em que entrarmos”, avalia Carlos.
Além disso, o CEO aponta que a chegada na região dos países do Golfo representa um grande potencial de mercado para o unicórnio, movimentando cerca de US$ 35 bilhões a US$ 40 bilhões anualmente em transações com carros. “Estamos entusiasmados em mostrar aos consumidores que comprar um carro usado pode e deve se tornar uma experiência gratificante. A ideia é trazer ao público um novo modelo de negócio, bem como novas oportunidades de emprego em cada região”, afirma.
Valiosa e capitalizada
Com 6 anos de operação, a Kavak se firmou como uma das empresas mais valiosas da América Latina. Em cinco rodadas de financiamento, Softbank, Greenoaks, Founders Fund e DST Global, entre outros, investiram mais de US1.6 bilhão de dólares, fazendo da Kavak se tornar a primeira empresa unicórnio da história do México.
Atualmente a empresa possui operações em 27 cidades em 10 países ao redor do mundo e conta com inventário de mais de 30 mil carros distribuídos em 80 centros logísticos.
Recentemente, a startup se capitalizou com mais de US$ 810 milhões em acordos financeiros com os bancos HSBC, Goldman Sachs e Santander. Segundo destacou a startup em nota, o cheque ajudará no fortalecimento de ofertas de carros seminovos e na oferta de novos produtos, como opções de financiamento aos compradores.
“Estamos investindo no desenvolvimento de um modelo operacional que, em apenas dois anos, e com o apoio dos nossos parceiros financeiros, nos permitiu oferecer soluções de financiamento para mais de 50 por cento dos nossos clientes”, pontua Moises Flores, CFO da Kavak, em nota.
Leandro Miguel Souza é jornalista especializado na área de TI, cobrindo pautas de tecnologia, negócios e inovação há mais de 10 anos, em passagens por diversos veículos do segmento, como Baguete Diário, Canaltech e Manual do Usuário. Um apaixonado por formas inusitadas e (por quê não?) inovadoras de criar conteúdos, contando com uma pós-graduação em Jornalismo Multimídias.