fbpx
Compartilhe

O fundo Andreessen Horowitz (a16z) anunciou hoje que está mudando seu modelo operacional. A companhia vai trabalhar principalmente de forma virtual, limitando a presença física dos escritórios para desenvolver a cultura, ajudar empreendedores e construir relacionamentos.

“Com a Covid-19, as empresas de tecnologia foram forçadas a descobrir como trabalhar remotamente. E administrar uma empresa de tecnologia remotamente funciona muito bem. Não é perfeito, mas mitigar os problemas culturais associados ao trabalho remoto acaba sendo mais fácil do que mitigar os problemas de satisfação dos funcionários forçados a estar no escritório 5 dias por semana”, disse Ben Horowitz, cofundador da empresa de capital de risco, em nota.

O executivo ressalta que o rabalho remoto está abrindo espaço para o surgimento de novos negócios e empreendedores em outras regiões do mundo. “Historicamente, o maior número de grandes empresas de tecnologia surgiu do Vale do Silício por um bom motivo – o efeito de rede. Concentrar todas esses negócios em uma ou duas geografias elimina grandes oportunidades de quem pode contribuir, mas não pode se mover facilmente”, pontua.

Segundo o comunicado, a sede da companhia agora será na nuvem, mas o fundo continuará criando escritórios físicos globalmente para apoiar suas equipes e parceiros onde for necessário. O a16z acaba de inaugurar 3 novos escritórios em Miami, Nova York e Santa Mônica, além dos já existentes em Menlo Park e São Francisco.

OPINIÃO

Veja todas as opiniões