Mesmo com a pandemia e o vale da morte dos últimos dois anos, o mercado de startups de Software as a Service – ou simplesmente SaaS – na América Latina registrou forte expansão desde 2017. Os dados são da pesquisa State of SaaS LatAm 2024, divulgada nesta terça-feira, e fruto de uma colaboração de mais de 400 empresas, além de diversos profissionais.
Entre os aspectos que mais chamaram a atenção está o crescimento dos investimentos de venture capital, que hoje financiam 69% das startups desse segmento. O percentual corresponde a um crescimento de 137% da participação que o venture capital tinha em 2017, quando financiava apenas 29% das empresas.
“Apesar de termos percebido uma desaceleração de 83% nas rodadas de investimento nos últimos três anos, comparado ao pico em 2021, nunca houve tantas startups acessando o venture capital”, aponta o estudo. Em 2017, a maior parte das startups (71%) eram bootstrapped, ou seja, não tinham o apoio de investidores. Hoje, esse percentual é de 31%.
Um dos responsáveis pela pesquisa, Rodrigo Fernandes, Chief Financial Officer (CFO) do Pingback, explica que o aumento dos aportes por parte dos fundos ajuda a explicar o crescimento do mercado de SaaS como um todo. Na primeira edição da pesquisa, em 2017, 90% das empresas tinha entre 1 e 50 funcionários. Apenas 6,4% tinham entre 51 e 100. Hoje, 22,5% das startups de SaaS têm entre 50 e 250 funcionários.
“Vemos uma evolução absurda desde o último relatório, divulgado em 2018. Tanto em tamanho de equipe, quanto em faturamento. As empresas com mais de 100 funcionários eram minoria, e hoje têm uma proporção bem maior do mercado. E um dos principais fatores que explicam esse crescimento foi o desenvolvimento do mercado de capitais nesse período, cujo ritmo acelerou muito nos últimos cinco anos”, explica Rodrigo.
O número de empresas fundadas também subiu. Em 2017, houve um crescimento de 7% no surgimento de startups de SaaS. Em 2023, esse aumento foi de 18%. A margem bruta (diferença entre a receita e o custo dos produtos vendidos, dividida pela receita) permaneceu praticamente a mesma nos últimos anos, na casa dos 70% a 85%.
Inteligência artificial
O uso de inteligência artificial foi um dos critérios incluídos nesta edição da pesquisa. Perguntadas se lançaram algum serviço ou ferramenta de IA, 36,8% das empresas responderam que não, mas que pretendem fazê-lo. Outros 26,5% disseram apenas que não.
A menor parte das empresas (17,6%) disseram que lançaram produtos de IA e que estão monetizando a ideia. E 19,1% responderam que lançaram essas ferramentas, mas que ainda não conseguiram monetizá-las.
“Todo mundo está ciente de que IA existe, mas parece que ainda é cedo para dizer como ela será implementada no mercado. Boa parte das empresas não tem ideia do que vai fazer com isso”, aponta William Cordeiro, sócio do SaaSholic, um dos autores do estudo.
Além de William e Rodrigo, a State of SaaS LatAm 2024 é de autoria de Gustavo Souza e Diego Gomes, sócios do SaaSholic. E teve apoio de grandes players como AWS e Cubo Itaú.