fbpx

Leia, em português, a carta de despedida de Jeff Bezos aos funcionários da Amazon (com comentários)

Compartilhe

Link para o texto original, postado em 2 de fevereiro de 2020

 

Caros Amazonianos,

Estou animado em dizer que no 3º trimestre farei a transição para o posto de presidente do conselho da Amazon e que Andy Jassy se tornará o CEO. Como presidente do conselho, pretendo focar minhas energias e atenção em novos produtos e iniciativas em estágio inicial de desenvolvimento. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há praticamente tanto tempo quanto eu. Ele será um líder excepcional e tem minha total confiança [sim, a Amazon sai do armário, ou do Amazon Locker e se assume como uma empresa de serviços de tecnologia para empresas com o inventor da AWS assumindo toda a empresa].

A jornada começou há 27 anos. A Amazon era só uma ideia e não tinha nome. A pergunta que eu recebia com mais frequência na época era “O que é a internet”?. Ainda bem que não tenho que explicar isso há muito tempo.

Hoje, nós empregamos 1,3 milhão de pessoas talentosas e dedicadas, servimos centenas de milhões de clientes e empresas, e somos largamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Como isso aconteceu? Invenção, invenção é a fonte do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos, e depois as tornamos normais. Fomos pioneiros em avaliações de produtos feitas por clientes, compras com um clique [1-Click], recomendações personalizadas, as entregas insanamente rápidas do Prime, compras sem caixa [Just Walk Out shopping], compromisso com o clima, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação na nuvem, [o programa de capacitação de funcionários] Career choice e muito mais. Se você acerta, anos depois de uma inovação surpreendente surgir, aquela coisa nova se torna normal. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.

Não sei de uma empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo atualmente. [3M? GE, dos bons tempos? Bell Labs?]Espero que você esteja tão orgulhoso/orgulhosa de nossa capacidade criativa como eu estou. Acho que devemos estar.

Na medida que a Amazon cresceu, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em questões sociais importantes. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de US$ 15 por hora e nosso compromisso com o clima. Nos dois casos, buscamos uma posição de liderança e depois chamamos outros para virem conosco. Nos dois casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão cindo com a gente. Espero que você esteja orgulhoso/orgulhosa disso também.

Eu acho meu trabalho relevante e divertido. Posso trabalhar com as pessoas mais espertas, inteligentes e engenhosas. Quando as coisas foram bem, vocês foram humildes. Quando as coisas foram difíceis, vocês foram fortes e solidários, e demos risadas juntos. É uma alegria trabalhar nesse time.

Por mais que eu seja feliz no trabalho [a frase usada é “As much as I still tap dance into the office”, que é como Warren Buffet disse que se sentia no trabalho em uma conversa com Bill Gates em 1998], estou animado em fazer essa transição. Milhões de clientes depende da gente pelos nossos serviços, e mais de um milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma profunda responsabilidade e demanda muito de você. Quando você tem uma responsabilidade como esta, é difícil da atenção a qualquer outra coisa. Como presidente do conselho me manterei conectado a iniciativas importantes da Amazon, mas também terei tempo e energia para me focar ao Day 1 Fund, à Bezos Earth Fundo, à Blue Origin, ao The Washington Post e a outras das minhas paixões [deve ser bom ser bilionário, né?]. Nunca tive tanta energia e não se trata de uma aposentadoria. Estou animado com o impacto que acredito que essas organizações podem ter.

A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos a todo vapor, no momento em que o mundo pede que estejamos. Temos coisas no forno que continuarão a surpreender. Atendemos pessoas e empresas, e fomos pioneiros em duas indústrias completamente diferentes e uma categoria completamente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas que vão do machine learning à logística, e se a ideia de um amazoniano requer uma nova habilidade institucional, somos flexíveis o suficiente para aprendê-la.

Continuem inventando, e não se desespere quando uma ideia pareça maluca no começo. Lembre-se de deixar a mente vagar. Deixe a curiosidade ser o seu compasso. Continua sendo o Day 1.

Jeff

OPINIÃO

Veja todas as opiniões