fbpx
Compartilhe

Pouco menos de 1 ano depois de concluir a compra da Vindi, a Locaweb decidiu unir a companhia a seu outro negócio de pagamento, a Yapay. Com a movimentação, nasce uma nova unidade de negócios que vai oferecer pagamentos e serviços financeiros aos clientes da companhia. A área será liderada por Rodrigo Dantas, fundador da Vindi. Ainda está em discussão qual das duas marcas será mantida.  

Em entrevista ao Startups, Fernando Cirne e Rafael Chamas, presidente e diretor financeiro da Locaweb, respectivamente, disseram que a área será um dos grandes focos de investimento da companhia em 2022 e que a ideia é ter montar um cardápio amplo de ofertas no curto prazo – ao longo dos próximos 12 meses. “Não faz sentido ter uma marca para recorrência e outra para transações. E colocar alguém como o Dantas para tomar conta reforça muito a estratégia. Estamos entrando de cabeça”, disse Cirne.

A nova estratégia da Locaweb vai dar mais poder de fogo para a Vindi, que agora, suporta mais de 20 mil clientes com soluções como e-commerce, split de pagamento, POS (venda presencial), recorrência (gestão de assinaturas) e link de pagamento.

Rafael destacou que atualmente 12% do volume de recursos movimentado pelo comércio eletrônico no Brasil passa pela Locaweb. “E o quefazemos é transferências para contas de outros bancos. Por que não deixar isso aqui dentro do nosso ecossitema?”, pontuou. Além disso, metade dos clientes têm lojas físicas. E como a Locaweb também tem em seu portfólio a ConnectPlug, Bling e Pagcerto, a ideia é aliar essas ofertas e criar um portfólio amplo que atende os mundos online e offline. “Ninguém tem algo que agrega isso. E nós temos os ativos corretor”, disse.

Os pagamentos se tornaram uma grande frente de batalha entre as empresas de comércio eletrônico por se tratar de uma dor dos lojistas e de uma peça fundamental na experiência de compra dos clientes – além de gerar receita, fluxo de dinheiro e fidelização para quem oferece esse serviço. O Mercado Pago, do Mercado Livre, é o exemplo mais conhecido. No fim de outubro a também argentina Nuvemshop lançou o NuvemPago, seu serviço de pagamentos próprio e 1º passo da estratégia de oferta de serviços financeiros. Até a Hotmart entrou na onda com um cartão de crédito para seus criadores de conteúdo.

No balanço do 3º trimestre divulgado nesta semana, a Locaweb apresentou um volume total transacionado (TPV) de R$ 747,3 milhões na Yapay, um crescimento de 44,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a companhia, a integração da plataforma dentro do ecossistema criado pela empresa já representa 13,7% do total. Na Vindi, o TPV avançou 65,3%.  

Ecossistema de ecommerce da Locaweb

Desempenho no 3º trimestre

Entre julho e setembro, a Locaweb apresentou um crescimento de 65,7% na receita líquida, chegando a R$ 209,1 milhões. As ofertas ligadas ao segmento de e-commerce passaram, pela primeira vez, a representar a maior parte dos negócios, com uma fatia de 51% do total. Há 1 ano, a participação era de 32%.

Apesar do forte avanço nas vendas mesmo com a reabertura da economia, a companhia teve suas margens pressionadas por conta do efeito contábil de gastos com aquisições e também do reconhecimento do earn out a fundadores das adquiridas. Com isso, o lucro líquido de R$ 7,8 milhões apurado no 3º trimestre de 2020 virou um prejuízo de R$ 3,7 milhões no mesmo período de 2021. Já a margem Ebitda caiu de 30,9% para 25,9%. Excluído o efeito das aquisições, o lucro ajustado foi de R$ 25,6 milhões, um crescimento de 96,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Cirne e Rafael disseram estar tranquilos com o resultado, reforçando que o impacto não tem nada a ver com a operação da empresa, mas sim com a forma como as operações de aquisição precisam ser contabilizadas no balanço.

Cirne também comentou que a companhia aumentou os gastos com contração, o que afetou a rentabilidade na unidade de commerce. Ele acrescentou que se trata de um movimento consciente e controlado, um gasto adicionou para reforçar o desenvolvimento interno de tecnologias e preparar a companhia para os próximos movimentos do mercado. Entre as novidades está uma integração de Tray com o WhatsApp, uma funcionalidade inédita na América Latina que permite usar o aplicativo de mensagem como uma ferramenta de relacionamento com clientes. “A gente sabe que com a reabertura existe um risco de desaceleração. E não queremos isso. Vamos investir mais porque a concorrência está capitalizada, não queremos dar espaço”, disse.

O executivo reforçou que a Locaweb segue sendo uma empresa lucrativa, com margem Ebitda que vai ficar acima de 20%. “A gente contrata agora e isso é diluído lá na frente. Não vamos contratar para sempre”, disse. A Locaweb tem hoje 3,9 mil funcionários sendo que 2,5 mil são engenheiros. “Não somos uma empresinha”, disse Cirne reconhecendo que a estratégia ativa de aquisições afeta a percepção sobre o que a companhia tem feito em termos de criação de novos produtos e serviços. “E quanto mais a gente compra mais precisa investir para manter a roda girando”, destacou Higor Franco, diretor-geral da Locaweb.

LEIA MAIS