fbpx
Compartilhe

Loft fez hoje (7) o seu terceiro grande corte do ano. Nesta quarta-feira, o unicórnio imobiliário dispensou 312 colaboradores, que representam cerca de 12% do quadro de 2,6 mil funcionários. Eles se juntam a outros 543 que a proptech já tinha demitido ao longo de 2022.

A companhia confirmou os desligamentos em um comunicado enviado à imprensa. “O Grupo Loft informa que realiza hoje importante etapa da integração da companhia com suas empresas adquiridas, o que resulta na reestruturação de sua operação. Como parte deste movimento foram desligados 12% do quadro atual de 2,6 mil funcionários que servem ao Grupo como um todo”, afirmou.

Ao Startups, uma fonte especializada no assunto descreveu o corte como “uma surpresa”, e afirmou que as demissões afetaram todo o Grupo Loft. “Não nos falaram nada, apenas [que era] uma reorganização novamente. Chamaram as pessoas e desligaram com todo cuidado, é claro”, disse a fonte.

A Loft informa que os profissionais impactados receberão um pacote especial de benefícios que inclui extensão do plano de saúde para o titular e dependentes por 2 meses, apoio ao processo de recolocação profissional e facilitação da participação no plano de stock options para as pessoas elegíveis.

Em nota, a startup destacou que o fornecimento de produtos e serviços segue “sem qualquer alteração”, e que o atendimento a corretores, imobiliárias e clientes diretos passa a ser “mais direto” devido à redução de pontos de contato nas operações. “Adicionalmente, informamos que diversos processos entre a plataforma Loft e as empresas adquiridas foram simplificados com a reestruturação, gerando mais sinergias entre as empresas do Grupo que proporcionarão aumento da eficiência operacional e potencializarão ainda mais nossos resultados”, pontua.

Layoff, layoff e mais layoff

Como dito anteriormente, esse é o 3º layoff realizado pela Loft apenas em 2022. Em abril, a startup demitiu cerca de 159 funcionários. No mês seguinte, durante o evento South Summit, Jardel Cardoso, VP de Relações Institucionais da Loftdisse ao Startups que tudo andava bem na companhia e que as demissões teriam sido resultado da incorporação da CrediHome.

Mas em julho, a proptech fez uma nova rodada de demissões e dispensou 384 pessoas, ou 12% do seu quadro. Em nota, a Loft justificou os cortes como uma medida para aumento de eficiência. “A redução do quadro de funcionários se soma a outras medidas de aumento de eficiência tomadas nos últimos meses após 4 anos de crescimento agressivo e consistente, tanto através de produtos desenvolvidos organicamente quanto via aquisições”, disse a companhia em nota.

As demissões na Loft seguem os ajustes feitos em outras empresas de alto crescimento no ecossistema. Só neste ano, as levas atingiram startups como ProviQuantoCasaiDakiGoomer e Alice. Os unicórnios Loggi, Ebanx99, VTEX e Facily também enxugaram a operação.

LEIA MAIS