fbpx
Compartilhe

Essa é uma pergunta recorrente que recebo: “quais melhores eventos de tecnologia do Brasil para eu ir, Dantas?” Apesar de listas sempre serem injustas, vale levantar a atenção para alguns eventos de tecnologia que realmente valham à pena ir ou pelo menos ficar atento.

Não levei em consideração nessa lista, se o evento é pago, se tem preços distintos e se a quantidade de pessoas é grande ou pequena. E obviamente, contei com a ajuda da equipe da Vindi, que me ajudou sugerindo e palpitando sobre quais eventos de tecnologia eles lembram de terem tido uma boa experiência, ou melhor: se levaram algo para casa de valor. Outra coisa que levei em consideração é a experiência como participante, palestrante e/ou patrocinador.

Antes da lista, aqui vai um “jabá” singelo dos eventos oficiais da Vindi.

Recorrência – o evento oficial das empresas que vendem através da receita recorrente (assinaturas, planos e mensalidades). É uma conferência que acontece desde 2014.

Participe aqui: recorrencia.com.br/evento

Vindi Talks – Meetup de tecnologia e negócios da Vindi que sempre traz discussões de quem realmente faz e acontece nas empresas. Acontece todos os meses em São Paulo.

Acesse aqui: meetup.com/pt-BR/Vindi-Talks/

Vamos à lista.

Melhores eventos de tecnologia no Brasil

Embora essa afirmação seja difícil, eleger os melhores eventos de tecnologia brazucas é uma tarefa árdua. Entre meetups, feiras e conferências de tecnologia, alguns pequenos eventos também fazem bonito, por isso, fiz questão de listar eles. Pela densidade dos temas, dos conteúdos, da experiência do evento e óbvio, pelo networking, que é de fato um dos pontos altos para se ir num evento de tecnologia.

Aqui vai a lista por tipo de setor. Espero que gostem (e sugiram outros nos comentários).

Melhores eventos de tecnologia (ecommerce e varejo)

VtexDayhttps://vtexday.vtex.com/

É um dos maiores eventos de ecommerce do país, com grande foco em varejo online e meios de pagamento, o VTEXDay virou uma marca forte nos eventos de tecnologia no Brasil. É o evento oficial da VTEX.

Fórum Ecommerce Brasilhttps://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum/

O Fórum Ecommerce Brasil, também muito tradicional, atrai dezenas de milhares de pessoas em busca de networking e novidades do ecommerce no Brasil.

MeliExperience (MeliXP)http://mercadolivreexperience.com.br/

Evento oficial do Mercado Livre, o MeliXP vem crescendo bastante nos últimos anos e atrai uma boa parte dos empreendedores de ecommerce e marketplaces do mercado brasileiro.

Marketplace Summithttps://b2wmarketplacesummit.com.br/

O Marketplace Summit é o evento oficial da B2W e fez uma conferência bem legal em 2019 (primeira edição). Evento focado nos marketplaces e nos fornecedores da cadeia.

Prêmio ABCommhttps://abcomm.org/premio-abcomm.php

O prêmio ABComm é bem tradicional no ecommerce e leva bastante gente legal na premiação que acontece anualmente em São Paulo.

Recorrênciarecorrencia.com.br/evento

melhores eventos tecnologia

Evento que reúne empreendedores, executivos e empresas com receita recorrente (SaaS, clubes de assinaturas, ecommerce, escolas, softwares e etc).

Latam Retail Showhttps://www.latamretailshow.com.br/

O LRS é um dos melhores eventos para C-Levels e gerentes do varejo. Além de tendências importantes do setor, muitas novas tecnologias são testadas e divulgadas nesse evento. Recomendo!

Expo Rakutenhttps://expo.rakuten.com.br

Evento oficial da Rakuten que também promove o varejo online e o ecossistema da empresa. Também leva milhares de pessoas para lá.

Melhores eventos de tecnologia, de criatividade e negócios

Campus Partyhttps://brasil.campus-party.org/

Um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, a Campus Party é na verdade, um grande acontecimento. Milhares de pessoas se reúnem anualmente para desenvolver jogos, aplicativos, prestigiar ícones geeks e acampar no evento (marca registrada da Campus).

IT Forum Xhttp://www.itforumexpo.com.br/

Evento que traz para a capital paulista, CEOs, CFOs e CIOs para discutir os rumos da tecnologia e negócios no país. Bem tradicional também.

HSM Exponencial Financehttps://www.hsm.com.br/exponentialfinancebrazil/

Grande novidade desse setor, vem discutindo com bastante profundidade, o negócio da revolução das fintechs no Brasil e no mundo.

Wired Festivalhttps://wiredfestival.globo.com/

Um dos melhores eventos de criatividade e tendências de consumo do Brasil. Vale conferir, pois a agenda é bem forte com os palestrantes.

HIS Hospital Innovation Showhttps://his.saudebusiness.com/

Evento de nicho que eu respeito muito. O evento feito pela galera do Saúde Business é um dos melhores do setor no mundo. E acontece aqui no Brasil. É a transformação digital da medicina, no palco.

RH Summithttps://rhsummit.com/

Esse evento de recursos humanos é gratuito e já tomou uma posição bem legal sobre recrutamento, gestão de pessoas e cultura organizacional. Sempre traz nomes interessantes também.

HR4Resultshttps://hr4results.gupy.io/

Evento da Gupy, SaaS de recrutamento que vem mudando a forma como as pessoas recrutam e gerenciam candidatos. Vale acompanhar esse evento que vai crescer bastante.

IT Symposium Brasilhttps://www.gartner.com/en/conferences/la/symposium-brazil

A Gartner é uma das principais referências em análise de dados e researchs do mundo. O IT Symposium Brasil é um dos melhores do ramo.

Melhores eventos de tecnologia (investimentos)

ABVCaphttps://www.abvcap.com.br/eventos/

Esse é o evento onde os investidores de capital de risco (venture capital) se reúnem anualmente para discutir os rumos do setor.

Experthttp://www.expertxp.com.br/

Esse evento, da XP Investimentos, virou o maior evento de investimento do mundo. Agente autônomos, investidores e clientes das corretoras se dividem entre feiras, palestras e experiências.

Melhores eventos de tecnologia (Segurança)

Roadsec – https://roadsec.com.br/

Esse evento é ultra recomendado! O Roadsec é um evento sobre cyber security que acontece em São Paulo todos os anos. Vale muito ir e ver como é forte a comunidade hacker no país.

Fraud Day – Evento muito legal da Konduto, antifraude referência no país. Além de bons nomes do setor de meios de pagamento e varejo, o conteúdo é fantástico.

IdSummit – Evento oficial da IDwall. A conferência traz assuntos como digitalização de documentos, backgroud check, onboarding de clientes digitais e prevenção a fraude, num único evento.

Melhores eventos de tecnologia, produto, ops e desenvolvimento de softwares

Vindi Talksmeetup.com/pt-BR/Vindi-Talks/

O Vindi Talks é um meetup de tecnologia que aconteceu todos os meses em São Paulo. Evento de 2-3 horas com especialistas e gente que realmente está fazendo acontecer.

AWS Summithttps://aws.amazon.com/pt/events/summits/sao-paulo/

Esse evento leva “a nata” dos engenheiros de softwares e de infra do país. A Amazon sabe muito bem como fazer um evento. O AWS Summit sempre surpreende.

TDC, The Developers Conference –  http://www.thedevelopersconference.com.br

O The Developers Conference é o maior evento relacionado a desenvolvimento de software no Brasil conectando organizadores de meetups e eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores em uma plataforma única, empoderando o ecossistema local de cada região onde é realizado.

Python Brasilhttps://2018.pythonbrasil.org.br/evento

É o maior evento sobre a linguagem de programação Python do país. É suportado por diversos eventos menores locais e regionais que culminam em um encontro nacional e itinerante. Tem como principais objetivos: difundir a linguagem; promover a troca de experiências e conhecimentos; incentivar o crescimento da comunidade, tanto em participantes quanto em impacto social. Seu público é composto, principalmente, por desenvolvedores, engenheiros de software, empresários, gerentes de TI, estudantes e entusiastas.

QCon SPhttps://qconsp.com/

O QCon SP é a maior conferência independente de desenvolvimento de software do Brasil – voltada a líderes técnicos, arquitetos e desenvolvedores sênior do país.

Rubyconfhttp://rubyconf.com.br

Desde a sua estreia como Rails Summit, a RubyConf Brasil amadureceu e ganhou novos formatos cada vez melhores e alinhados à proposta do evento. Com conteúdos sobre Ruby, Ruby on Rails, Técnicas Ágeis, Devops e muitas outras linguagens, hoje, o evento é uma das principais referências na área de tecnologia no Brasil.

WordCamphttps://saopaulo.wordcamp.org/

Esse evento nasceu para promover a comunidade de profissionais especialistas e amantes do WordPress, CMS líder no mundo. É a conferência oficial de WordPress no país.

Elixir Brasilhttps://2019.elixirbrasil.com/

Essa linguagem de programação vem recebendo bastante atenção da galera tech brasileira e mundial, por isso, já se tornou uma das conferências e eventos de tecnologia mais importantes.

Rails Girlshttp://railsgirls.com/

Rails Girls é uma organização mundial sem fins lucrativos, com o objetivo de apresentar o mundo da tecnologia a meninas e mulheres de todas as idades, e todos os níveis de experiência. A edição de SP é excelente!

Gartner Data & Anatitycs – https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil

Um dos nossos gerentes aqui na Vindi foi nesse evento e achou muito bom. Confio bastante no senso dele, especialmente em eventos, onde sempre é um desafio ter conteúdo de alta qualidade. A Gartner sabe produzir bons eventos.

Melhores eventos de tecnologia (SaaS, softwares e startups)

SaaS Fórum Brazilhttp://www.brazilsaasforum.com.br/

Evento que antecede anualmente o RD Summit. Acontece em Florianópolis e a “nata” do software as service (SaaS) brasileiro se encontra.

SaaStock Latamhttps://events.saastock.com/

Evento global itinerante que chegou ao Brasil em 2019 e pelo sinal, vai crescer muito nos próximos anos. Vale ficar de olho!

Case – https://case.abstartups.com.br/

O evento da ABStartups (associação brasileira de startups) que acontece há algum tempo e cresceu. Startups e empreendedores digitais são o público do evento.

ERP Summithttps://erpsummit.com.br/

O ERP Summit é a conferência das empresas de software no país. Além disso, uma feira completa de empresas acontece durante o evento.

Startup Summithttps://summit.sebrae.com.br/

O Startup Summit é um evento você terá uma feira de negócios para startups, um palco com grandes nomes do empreendedorismo nacional e sete trilhas paralelas de conteúdo.

Melhores eventos de tecnologia, marketing, clientes e vendas

Ramp Up Tourhttps://rampuptour.com.br/

Evento oficial da Ramper, software de outbound, está crescendo e tem um ótimo conteúdo sobre vendas e prospecção ativa.

RD Summithttps://rdsummit.com.br/ e RD on Road – https://www.rdontheroad.com/

Tanto o RD Summit quanto o RD on Road são da Resultados Digitais, software de automação de marketing catarinense. Esse é “o evento” para agências, profissionais de marketing e vendas.

CS Dayhttps://csday.io/

Evento oficial da Sensedata, software de customer success, que está chegando na 3ª edição e convida os principais nomes das áreas de sucesso do cliente das empresas.

Xperience Superlógica – https://xperience.superlogica.com/

Evento oficial da Superlógica, ERP de Campinas, acontece anualmente no interior de São Paulo e os temas, vendas, sucesso do cliente e marketing são amplamente cobertos pela convenção.

Social Media Weekhttps://smwsp.com.br/

Um dos mais tradicionais eventos de mídia, redes sociais e marketing do país. O Edney “Interney” é o curador e organizador do evento.

CX Summithttps://cxsummit.com.br/

O CX Summit é o maior evento de Experiência do Cliente do Brasil. Ele reúne profissionais e empresas de alto nível de Customer Experience. A 5ª edição do evento será realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O CX Summit 2019 vai reescrever a história das empresas centradas no Cliente.

Melhores eventos de tecnologia (seguros)

Insurtech Brasil – http://insurtechbrasil.com/

Esse é um evento que promove a indústria de seguros e seguradoras no país. Especialmente com temas de transformação.

Melhores eventos de tecnologia (crédito e cobrança)

Recovery Money – http://recovermoney.com.br/

O Recover Money é o principal evento para discutir recuperação de crédito e cobrança do Brasil.

Cred-Techhttp://credtech.conexaofintech.com.br/

O Cred-Tech é um evento que une startups e o mercado de crédito em São Paulo. Já produziu mais de 3 edições.

Melhores eventos de tecnologia (meios de pagamento)

Innovation Payhttps://innovationpay.fintechs.com.br/

evento tecnologia brasil
Innovation Pay, a maior conferência de pagamentos do Brasil. Foto: Torin Zanete

O Innovation Pay é a principal conferência de meios de pagamento do país. Já está com mais de 4 edições e reúne milhares de pessoas.

Ciab – https://ciab.com.br/

O Ciab é um evento criado para promover a indústria financeira no país. É promovido pelos bancos e leva milhares de pessoas.

Eventos fintech

Fintouchwww.fintouch.com.br

O Fintouch é um evento promovido pela ABFintechs, a associação brasileira de fintechs.

Fintech Conference https://eventos.startse.com.br/fintech-conference/

A Startse promove anualmente o Fintech Conference e leva algumas das principais fintechs do Brasil no palco do evento.

Fintalkshttps://www.meetup.com/pt-BR/fintechtalksbr/

Organizado e idealizado pela Spiralem Consultoria, o Fintalks é um meetup / conferência que discute os principais rumos das fintechs no país.

Sobre os melhores e maiores eventos de tecnologia no Brasil

Essa lista foi elaborada para responder parte das principais dúvidas que empresas têm em mandar representantes delas a alguns eventos e encontros. Os melhores eventos de tecnologia do país conseguem condensar um misto de conteúdo, palestrantes e experiências que fazem deles, os principais ingredientes para que o participante saia e já pense em ir numa edição futura.

Ainda assim, acredito que o melhor evento deva somar os principais pontos abaixo:

  • Experiência (tema, atendimento e impacto);
  • Palestrantes e painelistas;
  • Conteúdo (curadoria e tendências);
  • Pontualidade na agenda;
  • Áudio e vídeo;
  • Preço x valor entregue (alguns eventos caros não entregam o valor à altura do preço).

E você conhece algum evento de tecnologia que eu deveria ter citado aqui e não fiz? Me envia ou comenta abaixo quais os principais e melhores eventos de tecnologia do país.

Quer saber mais sobre transformação digital? Clique aqui.

LEIA MAIS