Depois de anos de crescimento acelerado, o mercado de fintechs no Brasil pode estar próximo da sua saturação, informou o Bank of America (BofA) em relatório divulgado nesta semana. Os neobanks possuem hoje cerca de 180 milhões de usuários no país, número que representa aproximadamente 80% da população brasileira.
“Nós esperamos que a competição se intensifique, levando a mais concentração de mercado”, destacou o banco, que também apontou o Nubank como o principal player do setor. Para o BofA, a indústria se consolidou no Brasil, com cinco fintechs representando cerca de 70% dos usuários da base – há dois anos, esse percentual era de 60%.
Sozinho, o Nubank possui um terço dos usuários, com 58 milhões de clientes, que é mais que o dobro do que o PicPay, segundo maior player, possui. Ainda segundo o BofA, o Nubank tem adicionado cerca de 10 milhões de usuários ativos mensais todos os anos desde 2019, enquanto o resto da indústria registrou uma queda de 12 milhões em 2023.
Os aplicativos dessas fintechs foram baixados 1 bilhão de vezes desde 2012, e o número de usuários subiu três vezes nos últimos cinco anos. “No entanto, a indústria começa a mostrar sinais de saturação, com o número de downloads desacelerando e a base de usuários permanecendo relativamente estável ao longo dos últimos dois anos”, apontou o relatório.