O Nubank anunciou o início de sua operação na Colômbia – terra natal de seu fundador, David Vélez. Assim como aconteceu no lançamento da companhia em 2013 e na chegada ao México ano passado, o primeiro produto a ser oferecido na Colômbia será o cartão de crédito roxo que virou símbolo da companhia.
O desembarque no país segue o modelo do México, com a abertura de uma lista de espera e captação de sugestões e interação com interessados, e envio dos cartões alguns meses depois. No caso do México, a diferença foi de cinco meses.
No meio do ano passado o Nubank abriu uma operação na Argentina, mas ainda não começou a oferecer por lá.
“Todos os latino-americanos merecemos uma experiência financeira mais simples, mais transparentes e mais humana”, disse Vélez, em comunicado.
Na Colômbia, entre 70% e 85% das transações são realizadas em dinheiro; mais de seis milhões de adultos não têm qualquer produto financeiro e, assim como no Brasil, cinco grupos financeiros poucos bancos concentram 80% do mercado, segundo o Nubank.
A companhia também pretende abrir um centro de engenharia, de design e de dados em Bogotá. A expectativa é investir mais de US$ 150 milhões no país nos próximos oito anos.
A operação será comandada por Catalina Bretón, que era responsável pela Wingo, companhia aérea de baixo custo criada pela Copa Airlines em 2016.
Jornalista com mais de 15 anos de experiência acompanhando os mundos da tecnologia e da inovação, com passagens pelo DCI, Sebrae-SP, IT Mídia e Valor Econômico. Fundador e Editor-Chefe do Startups.com.br.