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A Nuvemshop é o mais novo nome a entrar para a lista de startups que realizaram uma onda de layoffs. O unicórnio confirmou o desligamento de 50 colaboradores em suas operações no Brasil, Argentina e México, o que representa cerca de 5% do quadro total de funcionários.

A informação começou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira, com funcionários anunciando seu desligamento da companhia. A reportagem do Startups procurou a Nuvemshop, que confirmou a leva de demissões e afirmou que a decisão foi pautada diretamente pela “busca constante por eficiência e crescimento, pautados em disciplina operacional”, e não por uma necessidade financeira.

Segundo apurou o Startups junto a fontes familiares com a companhia, boa parte dos cortes foram realizados em times que não eram parte do core business da operação, o que parece fazer sentido com o plano de eficiência alegado pela empresa.

“Em 2021 a Nuvemshop recebeu aportes que somam mais de US$ 600 milhões, cuja maior parte não foi utilizada”, destacou a empresa em nota ao Startups, em que deu suas razões sobre os cortes realizados. O valor citado pela empresa faz menção à rodada unicórnio de US$ 500 milhões que a companhia recebeu em agosto do ano passado, liderada pela Insight Partners e Tiger Global.

A companhia levantou também US$ 100 milhões com a Accel Partners, fundo que já investiu em empresas como Facebook, Slack e Spotify. A Nuvemshop também possui em seu corpo de investidores nomes como Kaszek, Qualcomm Ventures e Kevin Efrusy.

“Considerando que não foi um desligamento por desempenho, e sim por busca de eficiência operacional, para as pessoas afetadas foi oferecido um pacote de benefícios para além do garantido por lei, entre eles, extensão de 6 meses dos planos de saúde e odonto para colaboradores e dependentes, valor de 6 meses no cartão de benefícios flexível, e apoio para recolocação, incluindo computador e insumos de home office”, completou a empresa no comunicado.

Apesar da demissão com foco em reformulação, segundo apurou a reportagem do Startups mostram que nem tudo está às mil maravilhas no reino da Nuvemshop. Fontes de mercado afirmaram que tem investidor insatisfeito com os rumos da companhia, buscando repassar sua participação no negócio com desconto.

Modelo de atuação

Nos últimos meses, a Nuvemshop tem expandido a sua atuação para além do e-commerce, adicionando novas camadas de serviço, incluindo serviços financeiros. No final do ano passado a companhia lançou o Nuvem Pago, serviço de pagamento que demandou um investimento de R$ 150 milhões da empresa, que começou pelo Brasil aceitando pagamentos com cartões, boleto e Pix.

Em março deste ano, a empresa divulgou seus primeiros números com o Nuvem Pago, apontando que o serviço já tinha processado mais de R$ 100 milhões em 450 mil transações no Brasil em apenas 5 meses de operação.

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